Segundo os dados da pesquisa GEM 2010 (Global
Entrepreneurship Monitor) 110 milhões de pessoas de 59 países estavam
focadas em abrir uma empresa em 2010, enquanto 140 milhões estavam em processo
de execução de novas empresas. São 250 milhões de empreendedores envolvidos na
fase inicial da atividade empresarial.
Somente no Brasil, o levantamento feito pela GEM em
parceria com o Sebrae e o Sesi/Senai mostra que a chamada “taxa de
empreendedorismo” subiu de 2009 para 2010 de 15,3% para 17,5% da população
economicamente ativa.
Os jovens brasileiros estão empreendendo mais;
adaptam-se melhor às novas necessidades do mercado, demonstram iniciativa para
buscar novas oportunidades e informações sobre o seu negócio. Estão mais
antenados às novas tecnologias e se preparam muito mais. Do total de jovens no
Brasil entre 18 e 24 anos, 15% empreendem o equivalente a 3,82 milhões de
pessoas, segundo pesquisa divulgada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Para empreender com sucesso, acima de qualquer coisa,
você precisa de autoconhecimento. Empreendedorismo é puro autoconhecimento,
busca de oportunidade e iniciativa, que exige muita preparação e experiência no
ramo de negócio. Para explicar o sucesso nos negócios, o autor Malcolm
Gladwell, de livros espetaculares como Blink. A decisão num piscar de olhos, e
de o Ponto da Virada, relata em seu novo livro: Fora de série:
Outliers, a teoria de que uma pessoa precisa de 10 mil horas de dedicação
em uma determinada atividade para construir uma carreira de sucesso, ou 98% de
transpiração e 2% de inspiração, sabendo utilizar a seu favor as desvantagens e
fraquezas de seu legado histórico, para aproveitar e agarrar as oportunidades.
Segundo Gladwell, empreendedorismo se aprende
por meio de duas estratégias básicas: a primeira diz respeito a capitalizar em
cima de suas forças, os pontos fortes, e a segunda tem relação com a
compensação de suas fragilidades, os seus pontos fracos.Para explicar o sucesso
dos ” fora de série”, os resultados das pesquisas indicaram que, para ser
bom em alguma coisa, você tem de gastar cerca de 10 mil horas praticando, ou
seja; 10 mil horas equivalem a dez anos de trabalho em algo durante 4 horas por
dia.
Pesquisas realizadas pelo especialista Pedro Mello,
autor do livro: Startup Brasil, com empreendedores brasileiros, que duraram
cerca de três anos, mostram que o principal fator de sucesso do empreendedor é
o autoconhecimento. A visão holística e altruísta, contribui de forma
considerável para identificar o perfil do empreendedor de sucesso e mais nove
estilos de comportamento:
Estilo 1. Empreender com a cara e a coragem: É o
indivíduo que não tem medo do fracasso, não tem medo de correr riscos. Pessoas
que empreendem pela coragem são ótimas para abrir novos caminhos, são
determinadas e estão sempre dispostas a colocar a mão na massa. Empreendedores
são pragmáticos, e para começar não costumam perder tempo na prepararação do
plano de negócios. Iniciando a fase de crescimento, valorizam sim, a
importância do planejamento. Sabe que é preciso ter grande iniciativa e muita
acabativa.
Estilo 2. Empreender com parceria: Empreender
através de parcerias é o estilo de pessoas flexíveis e cordiais, que possuem a
habilidade de conectar aos outros, gerando relacionamentos profissionais e
duradouros. Valoriza a conversa com os clientes, colaboradores, parceiros de
negócios e fornecedores. O empreendedor não é um lobo solitário, não vive
sozinho, pois gosta de trabalhar em equipe.
Estilo 3. Empreender com inovação: O empreendedor
evita a rotina quando busca a renovação de seus produtos e do próprio negócio.
São motivados por novos projetos, apaixonados e otimistas, mas devem cuidar do
foco de seu negócio principal, com uma visão ampliada, não deve sair investindo
em dezenas de projetos ao mesmo tempo, sem a devida profundidade e atenção.
Estilo 4. Empreender com idealismo: É um grande
agregador de pessoas, está sempre cercado de amigos, desde a infância, e lidera
com responsabilidade. Seus familiares e amigos são simpatizantes de suas
causas.
Estilo 5. Empreender com senso de poder: Sao
pessoas pragmáticas, líderes natos, organizados e disciplinados. É do tipo
empreendedor empresário, que consegue misturar uma certa dose de iniciatva e
ambição para iniciar novos empreendimentos com a capacidade gerencial
necessária para administrá-los.
Estilo 6. Empreender com o conhecimento: São
pessoas mais introspectivas em que prevalece a busca pelo entendimento profundo
de como as coisas funcionam. Para empreender, costumam valorizar a ciência, a
pesquisa e o estudo.
Estilo 7. Empreender com a comunicação: O estilo
de comunicador, criativo e com grande capacidade de animar os outros , se
relaciona de forma brilhante para vender seus produtos, serviços e ideias. Tem
capacidade administrativa, e visão sistêmica da organização, cuidando com
atenção das áreas de finanças e contabilidade.
Estilo 8. Empreender com a intuição: Utiliza sua
intuição para se tornar mais assertivo em seus negócios, o que economiza tempo
e energia que poderiam ser facilmente desperdiçados em atividades
desnecessárias. São pessoas sensatas e bons ouvintes, capazes de animar,
motivar as pessoas da equipe.
Estilo 9. Empreender com a
estabilidade: Indivíduos com ótima capacidade de organização, trabalham
com austeridade na gestão financeira. São cumpridores de normas e processos. O
empreendedor com estabilidade, é focado na criação de ambientes sólidos e
disciplinados.
Muitos destes estilos são encontrados em empreendedores
brasileiros, casos de sucesso, publicados no livro Startup
Brasil: Miguel Krigsner – O Boticário; Alexandre Costa – Cacau Show;
Romero Rodrigues – Buscapé; Mauricio de Souza – História em Quadrinhos.
Por Rosival Fagundes – Consultor do Sebrae.
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