No século 21 constatamos que organizações globais
enfrentarão riscos ainda mais difíceis e melhores oportunidades, em função da
globalização econômica, adjunto às tendências sociais e às tecnológicas que
avançam em velocidade de cruzeiro. Porém, velhos paradigmas se mantêm no
mercado, e assim com um barco a todo vapor toda empresa precisa de um capitão a
altura para a tarefa, o líder.
O exigente e competitivo mundo corporativo está cada
vez mais complexo, seja pelo incremento dos avanços tecnológicos e pelo
"achatamento" do mundo, onde as fronteiras e barreiras comerciais
estão menores.
A competição passa a ser global, e os resultados devem
ser cada vez mais rápidos e melhores. Uma empresa que queira ter mais alguns
anos de subsistência precisa inovar constantemente, procurando novas
alternativas de produção, redução de custo, novos clientes, mudança
de market share etc.
Qual é o impacto da constante mudança do cenário
econômico, da globalização e do avanço tecnológico nas organizações?
Segundo o papa da administração, Drucker (2002, p.172)
ao fazer uma previsão sobre o futuro das organizações:
"Nós nem entendemos mais a questão de a mudança ser, por si mesma, boa ou ruim, partimos do axioma de que ela é normal...".
"Não encaramos a mudança como fator de alteração da ordem...".
"Nós nem entendemos mais a questão de a mudança ser, por si mesma, boa ou ruim, partimos do axioma de que ela é normal...".
"Não encaramos a mudança como fator de alteração da ordem...".
Encaramos a mudança como sendo a própria ordem - na
verdade, a única ordem que podemos compreender atualmente é uma ordem dinâmica,
em movimento e mutável.
Ou seja, mudança é um processo natural de todas as
coisas, a diferença é que no atual século ela acontece instantaneamente e
frequentemente. As empresas devem detectar e perseguir as oportunidades.
Antigos resultados da empresa, clientes conquistados, metas atingidas não são
garantia de prosperidade no futuro.
O clássico de Charles Darwin, a Origem das Espécies,
ilustra como as mudanças (geográficas, alimentares, comportamentais e
ambientais) influenciaram os seres vivos e foram importantes para aprimorar
capacidades e habilidades destes, garantindo a longevidade da espécie naquele
meio ambiente.
Uma empresa que consegue se adaptar evolui, ou seja,
evoluir é essencial. Seja trocando sua linha de produtos, conquistando novos
clientes, melhorando os processos internos, fazendo uma gestão eficaz dos
recursos (pessoas e materiais), investir em soluções sustentáveis, manter um
foco de longo prazo etc.
Se uma organização acomodar-se ou não enxergar os
sinais da oportunidade fatalmente estará iniciando seu processo de falência. Estar
despreparado ou desrespeitar a Lei da Evolução na qual o indivíduo melhor
adaptado ao seu meio ambiente garante a continuidade de sua espécie, é ter a
mente dos dinossauros, seres que outrora dominaram o planeta e hoje são
fósseis, iguais aos que serviram de evidência para Darwin defender sua Teoria
da Evolução das Espécies.
O melhor radar de oportunidades: O líder
Evoluir é necessário e crises são oportunidades, mas
como uma empresa pode distinguir se a oportunidade é agora?
Segundo Groove (1999, pág. 23) sobre como administrar
empresas em crises, "Administrar, sobretudo durante uma crise, é assunto
extremamente pessoal".
Não há um sistema, metodologia, função que possa
substituir o ser humano, por melhor e mais elaborado que seja um sistema de gestão
ou conjunto de métodos, ele pode falhar caso uma variável desconhecida entre na
equação.
Outros fatores circunstanciais para uma falha na
captação da oportunidade: ausência de motivação dos colaboradores, excesso de
burocracia, abusos de poder, metas distorcidas, ausência de governança,
insatisfação dos clientes.
Porém em algumas empresas existem homens e mulheres que
dirigem seus negócios, conduzindo a organização para o crescimento e a
lucratividade, exemplos: Steve Jobs, Bill Gates, Hermínio de Moraes, Olavo
Setubal, entre tantos outros.
Ao determinar as características encontradas nesses
líderes (Kouzes e Posner, 2001), fizeram uma pergunta a pessoas com formações
distintas "Que valores, traços de personalidade ou características você
procura ou admira em um líder?". As respostas cruzadas chegavam a quatro
principais atributos: honestidade, vanguarda, inspiração e competência.
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