quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Organize seu tempo e tenha sucesso na carreira e na vida pessoal

Por Danielle Damasceno

É importante que a pessoa dedique um pouco de seu tempo a todos os aspectos do seu contexto de vida, pois momentos de lazer e em família, por exemplo, são de extrema importância, inclusive para o sucesso profissional,"afirma Céres.

     Muitas pessoas afirmam que não há como ter sucesso profissional e se dedicar a vida pessoal. Contudo, saber administrar bem o tempo pode ser a solução deste impasse. Fazendo com que se possa ter uma carreira de sucesso, constitui uma família e ainda separar um momento para descontrair com os amigos. Para saber como isto é possível, o Ecaderno entrevistou a analista de recursos humanos do Grupo Let, Céres Cristina Poggiali Gasparoni, que deu várias dicas para as pessoas que querem encontrar tempo para todas as suas tarefas.

Liste suas prioridades

     O primeiro passo para administrar melhor o tempo é a definição das prioridades, pois desta forma será possível visualizar a que se deve dar maior atenção. "Ser organizado, de maneira geral, é uma das características mais exigidas hoje em dia no mundo corporativo. Portanto, o desenvolvimento desta competência é primordial não apenas para a administração de tarefas e da vida pessoal, e sim, como consequência, uma forma de se desenvolver profissionalmente,"afirma Céres.

Dedique um tempo para o lazer

     Depois de listar as prioridades, é necessário planejar quanto tempo você precisa em cada tarefa e qual o período que necessita para atingir seu objetivo. "É importante que a pessoa dedique um pouco de seu tempo a todos os aspectos do seu contexto de vida, pois momentos de lazer e em família, por exemplo, são de extrema importância, inclusive para o sucesso profissional."

Saiba lidar com imprevistos

     É comum surgirem atividades de última hora, cabe a pessoa saber gerir o seu tempo para conseguir solucionar as situações emergenciais sem perder o foco no trabalho que estava realizando. "É importante a pessoa anotar onde parou na atividade, para quando retornar, já com outros compromissos em mente, saiba exatamente o raciocínio que possuía no momento da interrupção, não prejudicando, desta forma, a qualidade da atividade."

Tempo ideal para cada atividade não existe

     Céres ressalta que cada pessoa possui o seu ritmo e o tempo necessário para a satisfação de cada aspecto de sua vida. "De maneira geral, o desejável é que as pessoas dediquem mais tempo às atividades mais difíceis de chegarem a um resultado, pois estas exigirão mais esforço. Feito isso de maneira eficaz, sobrará tempo para que a pessoa se dedique às demais atividades. Um profissional, por exemplo, pode aprender muito mais sua profissão quando em prática, enquanto outro sente necessidade de um estudo teórico mais aprofundado para executar bem sua função. Este precisará se dedicar mais ao trabalho e aos estudos, e assim por diante."

Erros cometidos por quem não consegue administrar o tempo

*Iniciar uma atividade e não terminá-la, dando atenção no meio da 
execução a outra tarefa que surgiu momentaneamente;

*O não cumprimento de horários, uma vez que, por exemplo, caso você não chegue no horário correto a algum compromisso, mais tempo levará para se interar da situação ou ainda mais atrasado ficará para concluir o que deveria fazer;

* Não possuir as atividades a serem realizadas claramente organizadas, seja mentalmente ou organizadas em um papel, por exemplo.

Acerte! Tenha uma agenda em que todos os compromissos possam ser anotados. Lembretes de atividades importantes também podem ser deixados à vista, para que nenhum compromisso seja esquecido ou deixado de lado.

É possível ter sucesso na carreira e na vida pessoal

     Saber administrar o tempo é o requisito necessário para que se conquiste um saudável equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional."Muitos profissionais são bastante exigidos e cobrados no ambiente e no horário de trabalho. Porém, a partir do momento que ele deixa seu trabalho, para seu momento de descanso, por mais que seja difícil, é primordial que o trabalho não seja levado para a casa ou vice-versa. Isto contribui de maneira satisfatória para que a pessoa tenha uma boa qualidade de vida."

     De acordo com a psicóloga, é interessante destacar também que o planejamento, tendo uma função importante na organização do tempo, é base até mesmo para o bom desempenho das tarefas, o que pode gerar ainda mais reconhecimento no trabalho e, consequentemente, satisfação na vida pessoal e familiar. "Quanto mais atividades são planejadas, melhor elas são executadas, pois durante o período de planejamento já devem ser considerados todos os possíveis erros ou contratempos que podem acontecer durante a execução. Visto isso, durante a execução, você já terá pensado em soluções para estes imprevistos que surgirem, otimizando o tempo e a qualidade da tarefa, com consequente bom desempenho na atividade."

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