Por
Danielle Damasceno
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É
importante que a pessoa dedique um pouco de seu tempo a todos os aspectos do
seu contexto de vida, pois momentos de lazer e em família, por exemplo, são
de extrema importância, inclusive para o sucesso profissional,"afirma
Céres.
Muitas
pessoas afirmam que não há como ter sucesso profissional e se dedicar a vida
pessoal. Contudo, saber administrar bem o tempo pode ser a solução deste
impasse. Fazendo com que se possa ter uma carreira de sucesso, constitui uma
família e ainda separar um momento para descontrair com os amigos. Para saber
como isto é possível, o Ecaderno entrevistou a analista de recursos humanos
do Grupo Let, Céres Cristina Poggiali Gasparoni, que deu várias dicas para as
pessoas que querem encontrar tempo para todas as suas tarefas.
Liste
suas prioridades
O
primeiro passo para administrar melhor o tempo é a definição das prioridades,
pois desta forma será possível visualizar a que se deve dar maior atenção.
"Ser organizado, de maneira geral, é uma das características mais
exigidas hoje em dia no mundo corporativo. Portanto, o desenvolvimento desta competência
é primordial não apenas para a administração de tarefas e da vida pessoal, e
sim, como consequência, uma forma de se desenvolver
profissionalmente,"afirma Céres.
Dedique
um tempo para o lazer
Depois
de listar as prioridades, é necessário planejar quanto tempo você precisa em
cada tarefa e qual o período que necessita para atingir seu objetivo. "É
importante que a pessoa dedique um pouco de seu tempo a todos os aspectos do
seu contexto de vida, pois momentos de lazer e em família, por exemplo, são
de extrema importância, inclusive para o sucesso profissional."
Saiba
lidar com imprevistos
É
comum surgirem atividades de última hora, cabe a pessoa saber gerir o seu
tempo para conseguir solucionar as situações emergenciais sem perder o foco no
trabalho que estava realizando. "É importante a pessoa anotar onde parou
na atividade, para quando retornar, já com outros compromissos em mente,
saiba exatamente o raciocínio que possuía no momento da interrupção, não
prejudicando, desta forma, a qualidade da atividade."
Tempo
ideal para cada atividade não existe
Céres
ressalta que cada pessoa possui o seu ritmo e o tempo necessário para a
satisfação de cada aspecto de sua vida. "De maneira geral, o desejável é
que as pessoas dediquem mais tempo às atividades mais difíceis de chegarem a
um resultado, pois estas exigirão mais esforço. Feito isso de maneira eficaz,
sobrará tempo para que a pessoa se dedique às demais atividades. Um
profissional, por exemplo, pode aprender muito mais sua profissão quando em
prática, enquanto outro sente necessidade de um estudo teórico mais
aprofundado para executar bem sua função. Este precisará se dedicar mais ao
trabalho e aos estudos, e assim por diante."
Erros
cometidos por quem não consegue administrar o tempo
*Iniciar
uma atividade e não terminá-la, dando atenção no meio da
execução a outra
tarefa que surgiu momentaneamente;
*O não
cumprimento de horários, uma vez que, por exemplo, caso você não chegue no
horário correto a algum compromisso, mais tempo levará para se interar da
situação ou ainda mais atrasado ficará para concluir o que deveria fazer;
* Não
possuir as atividades a serem realizadas claramente organizadas, seja
mentalmente ou organizadas em um papel, por exemplo.
Acerte!
Tenha uma agenda em que todos os compromissos possam ser anotados. Lembretes
de atividades importantes também podem ser deixados à vista, para que nenhum
compromisso seja esquecido ou deixado de lado.
É
possível ter sucesso na carreira e na vida pessoal
Saber
administrar o tempo é o requisito necessário para que se conquiste um
saudável equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional."Muitos
profissionais são bastante exigidos e cobrados no ambiente e no horário de
trabalho. Porém, a partir do momento que ele deixa seu trabalho, para seu
momento de descanso, por mais que seja difícil, é primordial que o trabalho
não seja levado para a casa ou vice-versa. Isto contribui de maneira
satisfatória para que a pessoa tenha uma boa qualidade de vida."
De
acordo com a psicóloga, é interessante destacar também que o planejamento,
tendo uma função importante na organização do tempo, é base até mesmo para o
bom desempenho das tarefas, o que pode gerar ainda mais reconhecimento no
trabalho e, consequentemente, satisfação na vida pessoal e familiar.
"Quanto mais atividades são planejadas, melhor elas são executadas, pois
durante o período de planejamento já devem ser considerados todos os
possíveis erros ou contratempos que podem acontecer durante a execução. Visto
isso, durante a execução, você já terá pensado em soluções para estes
imprevistos que surgirem, otimizando o tempo e a qualidade da tarefa, com
consequente bom desempenho na atividade."
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quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Organize seu tempo e tenha sucesso na carreira e na vida pessoal
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