segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Como elaborar um currículo

O currículo é a sua apresentação e porta de entrada no mercado de trabalho. Através dele você vende seu perfil profissional para a empresa. Por este motivo, é importante que você resuma suas competências e, ao mesmo tempo, desperte o interesse do contratante em saber mais sobre você.

Ele é a primeira etapa do processo seletivo, ou seja, você pode ser eliminado antes mesmo de ter um contato com o avaliador dependendo de como seu currículo foi elaborado.

Aqui vão algumas dicas dos principais tópicos que devem constar no seu currículo e o conteúdo de cada um deles:

Dados Pessoais:

Deve sempre iniciar com suas informações pessoais: nome, endereço, telefone, celular, e-mail, nacionalidade, idade, estado civil e número de filhos. É desnecessário incluir números de documentos pessoais como CPF, RG, Titulo de Eleitor, entre outros. Estes dados serão necessários em outro momento do processo seletivo. É importante atentar-se em manter seus contatos sempre atualizados, para que você possa ser localizado.

Objetivo:

Ao apresentar seu objetivo profissional, tenha foco, seja breve e objetivo, especificando o cargo ou área de interesse. Se não tiver preferência por uma posição específica ou não tiver experiência em nenhuma área, não cite nada. Deixe que o consultor avalie o seu currículo e lhe faça a proposta de acordo com o seu perfil.

Formação Acadêmica:

Informe seu grau de escolaridade, nome da instituição (com mês/ano de conclusão) ou a situação (incompleto, trancado, interrompido). Se estiver cursando graduação e cursou o Ensino Médio normal, é desnecessário mencioná-lo. É interessante citar apenas quando fez algum curso técnico. Sempre cite a formação em ordem decrescente, ou seja, comece descrevendo a mais atual para a mais antiga.

Perfil Profissional:

Resuma suas experiências, dando ênfase ao que o diferencia no mercado.

Experiência Profissional:

Coloque o nome da empresa, período de trabalho, o cargo ocupado e o resumo de suas principais atribuições em cada uma delas. Cite sempre do fim para o inicio da sua trajetória, ou seja, do ultimo emprego para o primeiro.

Cursos Complementares:

• Informe os cursos extracurriculares;

• Idiomas e nível de conhecimento (básico, intermediário, avançado e fluente);

• Informática e nível de conhecimento (básico, intermediário e avançado).
Viagens Internacionais:

Cite as viagens internacionais relacionadas a sua carreira, como congressos, seminários, fóruns, etc. Em caso de intercâmbio, também é valido citar experiências de trabalho operacionais, pois esta é uma excelente forma de ter contato com nativos e praticar o idioma.

É indicado inserir a data de atualização no término do currículo, pois esta informação também auxilia no processo de seleção inicial.
Agora vamos falar sobre a formatação:

• Estas informações devem ser apresentadas em no máximo duas páginas.

• Utilize fontes padrão como Arial, Calibri, Courier, Time New Roman e atente-se ao tamanho da fonte (entre 10 e 12). Não adianta diminuir tamanho para ocupar menos folhas ou aumentar para fazer volume. Evite sublinhados, negrito e itálico, utilizando esses apenas para destacar informações que você julgue ser importante para a posição.

• Seja objetivo e inclua apenas informações verídicas, pois em algum momento do processo, contradições podem ser percebidas e prejudicá-lo.

• Enfatize suas principais características, buscando alinhá-las com o perfil da posição almejada.

• Evite adereços ao imprimir o currículo, nada de papéis coloridos, capas ou bordas. Utilize folhas brancas A4, limpa e sem estar amassada. Isso é o suficiente. Afinal, o importante não é o papel e sim as informações contidas nele.

• E o mais importante de tudo: atente-se à gramática, respeitando as pontuações, acentos e concordâncias verbais de forma adequada.

BOA SORTE!

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