terça-feira, 5 de novembro de 2013

Apagão de Talentos – Oportunidades e Desafios

Ultimamente no país inteiro se escuta muito o termo “apagão de talentos”. Mas o que isto quer dizer? Quando alguém se refere ao apagão de talentos, está comentando sobre a falta de profissionais qualificados em diversas áreas, o que gera um efeito muito negativo para a economia brasileira. A maior preocupação para os gestores é a falta de mão de obra especializada e competente, pois isto aumenta a dificuldade de preenchimento de vagas de forma satisfatória.

Mas nem tudo são prejuízos. Com esta falta de profissionais, os gestores de grandes empreendimentos resolveram mudar a estrátegia para as contratações, e começaram a observar mais as questões de habilidades técnicas e comportamentais excepcionais. Com este tipo de mudança, as empresas dão oportunidades de carreira a diversos tipos de pessoas, algumas com habilidade nata para a função, ou adquirida através de treinamento, o que permite que outras pessoas tenham chances de se desenvolverem na área pretendida. Outro caso que é bem visto são trocas de profissionais qualificados mais cansados ou descontentes com o trabalho, por pessoas novas que tenham energia e vontade de crescer dentro de uma empresa, mesmo que tenham pouca qualificação.

Um ponto negativo da grande demanda não atendida por profissionais, são as diferenças entre os sálarios de sênior e cargos mais baixos. Tal diferença é tão expressiva que o Brasil está posicionado entre os 20 países com esta singela diferença entre os salários de gerentes e auxiliares administrativos. De forma quantitativa, os profissionais com cargos mais altos ganham, em média, 7,3 vezes mais que os de cargos mais baixos.

Fonte: Guia da carreira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário