quarta-feira, 5 de junho de 2013

PRINCÍPIO PARA OS LÍDERES

A liderança para Charles Handy tem que ser algo endêmico (popular) nas organizações, cujos funcionários “devem começar a pensar e agir como líderes” se quiserem ser alguém na vida.

A liderança é uma qualidade “misteriosa” e difícil de definir, mas declara sem hesitar: “ um líder cria e compartilha uma visão que dá pontos ao trabalho dos outros”.

Sengundo Handy, aqui estão cinco princípios que devem estar na cartilha de qualquer líder:


A visão deve ser diferente: Um plano ou estratégia que é mera projeção do presente ou réplica de algo que outros estão fazendo, não é uma visão.

A visão deve fazer sentido para os outros: Ela deve esticar a imaginação das pessoas e ainda estar nos limites do que é possível. Ela deve estar ligada ao trabalho das pessoas e não a algum projeto grandioso.

A visão deve ser compreensível: ninguém pode transmitir uma visão que ocupe duas páginas de papel ou está cheia de números e jargões. Ela deve ficar na cabeça das pessoas.

O líder deve vivenciar sua visão: O líder não pode apenas acreditar nela, mas ser visto acreditando nela. O pragmático absoluto não se torna um líder transformador.

O líder deve lembrar que a visão será o trabalho de outros: Caso contrário, continuará sendo apenas um sonho. “um líder sem seguidores é um pregador no deserto”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário