Se você é um empreendedor, deve ter ouvido muito a
pergunta: você está doido? A verdade é que os empreendedores não são muito
normais. Segundo o psiquiatra americano John D. Gartner, da John Hopkins
Medical School, os empreendedores – especialmente os de tecnologia – têm uma
disfunção psiquiátrica chamada Hipomania. Ela pode ser reconhecida pela hiperatividade,
tagarelice, diminuição da necessidade de sono, aumento da sociabilidade, desejo
por atividades físicas e prazerosas, aumento da libido e muita impaciência. A
Hipomania, diz Gartner, pode ser um dos motivos do sucesso dos empreendedores.
“Os hipomaníacos são carregados com uma energia
contagiante, têm confiança irracional e ideias grandiosas. Eles pensam, falam e
tomam decisões rapidamente. A seu ver, qualquer um que tente diminuir seu ritmo
com perguntas simplesmente não entende nada”, diz Gartner.
No plano de negócios, esse exagero pode ser uma
vantagem. O humor elevado do hipomaníaco é capaz de inebriar a si mesmo e a
outras pessoas, deixando todos com sensação de poder e capacidade de realizar
tarefas. Essa excitação motiva as outras pessoas a se empenharem mais e
geralmente conduz ao sucesso da empreitada.
A capacidade de correr riscos talvez seja a
característica hipomaníaca mais marcante nos empreendedores. Em vez de
desilusões e inseguranças, o hipomaníaco/empreendedor confia que seu produto é
tão atraente que ele vai inspirar pessoas a apostar fortunas em algo que ainda
não existe nem nunca foi vendido.
Gartner, que é também autor do livro Hypomaniac Edge
(Limite Hipomaníaco), diz que, apesar da probabilidade de muitos
empreendedores terem hipomania, eles não são considerados pacientes mentais.
“Há diferentes ‘níveis de loucura’. Se você é um maníaco, vai pensar que é
Jesus. Se é um hipomaníaco – uma gradação bem mais leve – vai pensar que é o
presente de Deus para os investidores de tecnologia”, afirma.
Muito interessante tudo isso, mas que serventia têm
todas essas informações? Autoconhecimento é uma delas. Entender os padrões de
comportamento pode ajudar a fortalecer aqueles positivos e amenizar os
negativos. Paixão, empenho e confiança são fundamentais, mas devem ser
equilibrados com toques de realismo. Ou não. Se é para correr riscos, melhor
não ter amarras? Cada um tem sua própria resposta. O mais importante é saber
detectar as atitudes prejudiciais. Os hipomaníacos têm o costume de acusar de
perseguição aqueles que discordam deles. Muitas vezes são arrogantes demais. O
retrato parece um pouquinho com o Mark Zuckerberg pintado no filme a Rede
Social, não? E você, empreendedor, como se percebe?
Para ajudar na tarefa, Gartner fez uma pesquisa com
empreendedores e perguntou quais sintomas de hipomania eles percebiam em si
mesmos e em seus pares. Eis o que empreendedores e hipomaníacos têm em comum:
1 – São cheios de energia
2 – Transbordam ideias
3 – São focados, incansáveis e incapazes de ficar quietos
4 – Canalizam a energia para conquistas de grandes ambições
5 – Geralmente trabalham com pouco sono
6 – Sentem-se brilhantes, especiais, escolhidos e destinados a mudar mundo
7 – Podem ser muito eufóricos
8 – Irritam-se com os menores obstáculos
9 – São tomadores de risco
10 – São intensos na vida pessoal e profissional
11 – São impulsivos sexualmente
12 – Podem agir impensadamente, com dolorosas consequências
13 – Falam rápido
14 – São divertidos, espirituosos e agregadores de
pessoas
15 – Têm uma confiança que os torna carismáticos e persuasivos
16 – São mais inclinados a fazer inimigos e a se sentir
perseguidos por
aqueles que não aceitam seu ponto de vista.
Por Thiago Cid, PEGN.
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