terça-feira, 18 de junho de 2013

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

Falar sobre administração do tempo parece ser um tema que já foi tão discutido, mas na verdade, precisamos ser relembrados do óbvio.
Administrar o tempo não se aplica só para a vida profissional, mas também para a pessoal, pois, geralmente, nossas principais desculpas para adiar a academia, o inglês, o encontro com os amigos é “a falta de tempo”.

Administrar o tempo não significa sermos escravos do relógio, pelo contrário, com a administração conseguimos fugir, na maioria das vezes, dos imprevistos e do trabalho sob pressão. 

Aquelas pessoas que trabalham todos os dias até mais tarde ou que levam trabalho para casa todos os finais de semana não são, necessariamente, as pessoas mais ocupadas e podem ser, sim, más administradoras do tempo.

Um dos principais inimigos da administração do tempo é a procrastinação, uma tendência natural do ser humano, mas que devemos nos esforçar ao máximo para combatê-la. Depois podemos destacar o excesso de reuniões e papéis, entre outros fatores.

Em minha opinião, para administrar bem o tempo precisamos realizar um planejamento de curto, médio e longo prazo, incluindo o profissional e pessoal. Ex: Iniciar um MBA, concluir o inglês, emagrecer 10 kg.

Após o planejamento realizado para o dia-a-dia, podemos iniciar pela definição de prioridades, sempre com o auxílio de uma agenda ou de um programa específico no computador. Evitar excesso de reuniões é um ponto de extrema importância para posições de direção, chefia, supervisão ou coordenação e, para isso, é fundamental aprender a delegar tarefas. 

Como diria Roberto Shinyashiki: “Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa.”

Andressa Pereira

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