quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Como virar o jogo e ser feliz na vida pessoal e profissional

Muita gente me pergunta diretamente como é possível ser feliz apesar das crises, das diferenças e da situação cada vez mais caótica no mundo. A minha resposta, também direta, é “simplesmente seja”. É claro que ninguém fica satisfeito com essa rápida argumentação, então, é necessário explicar melhor.

Eu já viajei por diversos países no mundo para buscar conceitos e entender como a felicidade acontece na vida das pessoas. Cheguei a uma conclusão que, por parecer tão simples à primeira vista, o conceito felicidade deixa muita gente em dúvida. A questão é que conquista da felicidade está intimamente ligada ao conhecimento de quem somos e o que gostamos de fazer.

Ser feliz você também pode…

Todas as pessoas têm a possibilidade de aprender sobre felicidade e exercitá-la. O mais incrível e estimulante é que essa prática pode nos levar a um mundo formado por pessoas mais tolerantes, conscientes, generosas, resilientes, atentas ao meio ambiente, ao equilíbrio, à aprendizagem e à prática do amar. Aceitar essa possibilidade, aprender a ser feliz e a amar são oportunidades para gerar bem-estar e confiança para a carreira e a vida. Por isso falo tanto sobre felicidade…

Ser feliz é uma atitude que pode fazer parte da minha vida e da sua! Isso é maravilhoso, transformador e gerou o nome da palestra “Como virar o jogo e ser feliz na vida pessoal e profissional”.

Um dos primeiros pensadores a sistematizar em que consiste a felicidade foi Aristóteles e, até hoje, nos baseamos em suas ideias. Sem dúvida, desde a época filósofo-grego até nossos dias, não há um consenso acerca da definição exata do que é felicidade, embora a maioria das pessoas tenha uma noção mais ou menos intuitiva sobre o que é ser feliz ou o que nos faz feliz.

Os cientistas têm optado pela definição que utiliza a professora da Universidade da Califórnia, Sonja Lyubomirsky, autora do livro A ciência da felicidade e uma das investigadoras mais rigorosas neste terreno. Segundo ela, “o uso da palavra “felicidade” para se referir à experiência de alegria, satisfação ou bem-estar positivo, combinado com a sensação de que nossa vida é boa, tem sentido e vale a pena”. Esta definição faz referência a duas vertentes da felicidade que podem ser entendida como experiência pontual ou também uma sensação permanente de fundo que impregna nossa existência.

Como virar o jogo na prática

Ok! Entre teorias, intuições e considerações relevantes, a essa altura você provavelmente está pensando: “Essas informações são interessantes, mas na prática o que eu faço para ser feliz?”. Se esta pergunta passou pela sua mente, parabéns! O primeiro passo para a conquistada felicidade é fazer desabrochar a capacidade que cada um de nós tem de explorar os frutos da experiência pessoal para alcançar a realização e isso acontece com o autoconhecimento e a autoconfiança.

A felicidade e a confiança têm a ver com a consciência de si, do outro e da situação, então, para você começar a desenvolver essas habilidades seguem alguns toques importantes:

• Busque novas situações. Elas permitirão que você se conheça melhor.
• Ataque um problema de cada vez. Desfrute dos êxitos parciais.
• Investigue os caminhos desprezados pelos outros. Arrisque-se.
• Aprenda a aproveitar seu ócio. Faça dele um recesso criativo.
• Não dramatize a realidade, encare-a como aprendizado.
• Ria de si mesmo e das circunstâncias.
• Seja generoso e agradecido.
• Dê valor ao esforço: ao seu e ao esforço alheio.
• Procure o significado de cada acontecimento.
• Busque razões para mudar, para variar os caminhos.
• De vez em quando, veja se faz sentido autoindulgência.
• Certifique-se de que segue confiando em algo e em alguém.
• Não perca de vista o seu sonho pessoal.
• Lembre-se com frequência de seus principais sucessos.
• Ante uma grande dificuldade ou problema, pergunte-se: o que de pior pode acontecer?
• Seja feliz, muito feliz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário