sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

9 hábitos de pessoas altamente motivadas

Motivação é uma coisa que acontece do lado de dentro e por isso ninguém é capaz de motivar uma pessoa (a não ser ela mesma). Logo, se você anda melancólico, vazio e desanimado a culpa é totalmente sua, pois sua mente tem criado fantasmas que o têm perseguido constantemente e vorazmente.
Mas não se preocupe, se você pensa em mudar esse triste cenário, transforme seus pensamentos, visto que eles são os principais responsáveis pelas suas fraquezas e fortalezas emocionais.
Falando de percepção e discernimento, essa semana observei um fato curioso e estarrecedor em minha cidade: os cachorros que habitam as ruas vivem assustados e mal posso me aproximar deles porque rapidamente eles fogem da minha presença, diferente colossalmente dos cães domésticos, que quando notam a minha aproximação começam a babar, rugir e agitar-se, querendo me devorar vivo, tal qual os bravos leões enfurecidos que habitam o peculiar continente africano.
Parando para refletir um pouco sobre essa interessante constatação, cheguei a seguinte conclusão: os caninos residenciais não conhecem a maldade do nosso reino (porque recebem tão somente carinho, amor, ternura e afetuosidade) e exatamente por essa razão são tão valentes e ousados. Já os que moram nas calçadas obscuras confrontam diariamente o pânico e o horror de um lugar violento, frio, ardiloso e atemorizador (porque recebem apenas agressões, rejeições, crueldades e abandono).
Então, tudo é uma questão de ponto de vista, de sorte que se olharmos os ventos trevosos nossa energia positiva reduz (pessimismo) e se notarmos as brisas reluzentes nossos balões da esperança acendem. Em outros termos, é o seu olhar do ambiente que dita às regras, de modo que suas pupilas fazem a beleza e a feiura se materializarem na sua frente, dependendo de suas análises e visões (interpretação crítica).
Daí a importância una do otimismo para que tudo a sua volta seja belo, proveitoso, positivo e único, destruindo qualquer espécie de tormento negro que possa vir a existir. Foi pensando pontualmente desta forma que Machado de Assis sabiamente disse: “Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho. Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas.”
Reunindo essas alegorias e procurando ajudar meus companheiros a serem mais motivados em seus cotidianos pessoais e profissionais, resolvi externar 9 hábitos de criaturas poderosamente motivadas. Confira:
1 – Ser generoso: acredite: a compaixão é o ingrediente mor das pessoas que possuem paz de espírito e santidade no coração, pois cultivar o auxílio ao próximo beneficia muito mais os servidores do que aqueles que usufruíam de tal servidão.
Por isso, se mova: se interesse pelos problemas alheios, pratique a caridade regularmente e faça tudo sem barganhas ou intercâmbios, porque a oportunidade de praticar o bem já é suficientemente aceitável para justificar as referidas e enobrecidas ações.
2 – Amar a si mesmo: o primeiro passo para traçar o caminho da felicidade é aprender a gostar da própria alma, de sorte a fortalecer esse espírito por meio da aceitação dos pontos fortes e fracos que nele habitam. Em outras palavras, você precisa acreditar fielmente em seus talentos, virtudes e dons para criar seu território livre das amarras da culpa e da autossabotagem, fazendo suas transitadas serem sólidas e absolutamente impenetráveis, isto é, recheadas de esperança e destemor.
À vista disso, analise suas faculdades - valorize os aspectos positivos, corrija as imperfeições e em hipótese alguma, deixe de crer em seu vasto potencial, concebendo uma mentalidade segura para enfrentar os múltiplos problemas que surgirem em seu complexado e estrambólico ninho.
3 – Ter equilíbrio: desde quando nascemos até o momento em que morremos somos afligidos por inúmeras flechas que são dirigidas ao nosso angustiado interior. Seguramente, esses dardos inflamados afetam a nossa saúde mental e nos fazem perder nossa gloriosa e estimável estabilidade.
Desta forma, é fundamentalmente necessário trabalharmos a nossa resistência para suportarmos eficientemente essas endiabradas embromações, armando escudos estratégicos contra essas refratárias e enfadonhas situações.
Portanto, fortaleça seu domínio pessoal, concebendo virilidade e regularidade para o seu espírito com o intuito supremo de ampliar o seu raio de determinação frente a essas malignas e perniciosas atmosferas.
4 – Ter um coração honrado e puro: quando uma pessoa resolve retirar os entulhos de sua consciência ela prospera infinitamente, porquanto passa a ostentar somente pensamentos límpidos e castos, isto é, livre das energias negativas que tanto perseguem os incautos e estultos da nossa era.
Reflita comigo: sua cabeça está cheia de coisas boas ou ruins? Está dotada de vingança ou perdão? De misericórdia ou implacabilidade? De humildade ou arrogância? De justiça ou corrupção? De transparência ou manipulação? De amor ou ódio? De julgamento ou reconciliação? De ansiedade ou longanimidade? De paciência ou impaciência? De honestidade ou heresia? Responda sinceramente essas questões e faça uma autoanálise de si mesmo, procurando verificar em qual nível de entendimento você está situado e posteriormente faça as supracitadas adequações.
Além disso, aceite uma verdade universal: um ser alegre é o que aprendeu a preservar sua santidade natural, sua inocência, de sorte que as crianças são um grande exemplo desses divinos atributos. Usando letras diferentes para explicar a mesma coisa, um homem poderoso não é aquele que detém o exército mais numeroso ou amplos territórios conquistados, mas sim o que guardou (e guarda) sua aura livre da maldade e das demoníacas esferas da ignorância.
5 – Contar com companheiros leais e agregadores: nenhum ser humano consegue ostentar uma existência prazerosa solitariamente. Nesta incógnita terra, precisamos nos cercar de gente do bem para que tudo a nossa volta tenha mais sentido e deleitamento. Assim, procure encontrar pessoas especiais para que sua teia social se transforme em uma enorme árvore e possa lhe render lúdicos frutos, enriquecendo sua plantação para sua colheita ser recheada de apanágios únicos e tipicamente singulares.
6 – Viver dia a dia: infelizmente, muitas pessoas vivem como se o mundo fosse acabar a qualquer momento, morrendo de ansiedade por estipularem metas psicóticas e masoquistas que somente servem para sufocar suas consciências e torna-las absolutamente angustiadas. Sim, esses seres oprimem eles mesmos e existem para aprisionar os sentimentos assertivos como a temperança, a calma, a tranquilidade, a paz e a serenidade e para libertar os sentimentos destrutivos, como a impaciência, a inquietação, a afobação e a hiperatividade, tornando suas existências uma teia totalmente desprovida de lucidez e de bom senso pelas emburrecidas escolhas que pateticamente fizeram e abraçaram.
Não aja como essas amebas: saiba criar um clima harmônico para os seus pés transitarem, fomentando hábitos inteligentes e piamente sábios para suas veredas terem firmeza e imperiosa pujança. É como costumava dizer brilhantemente Ayn Rand: “Através dos séculos existiram homens que deram os primeiros passos, por novas estradas, armados com nada além de sua própria visão.”
7 – Dar sabor à vida dos outros: saiba dar gosto ao paladar alheio, fazendo as outras pessoas amarem a sua presença e estima-la constantemente (carisma).
Para isto, seja um companheiro entusiasmado, bem humorado e servidor, existindo para satisfazer as necessidades do próximo com júbilo e total contentamento.
E não se preocupe em encontrar pessoas que não mereçam sua atenção e incentivo, pois elas também fazem parte do universo e possuem um papel fundamental na comunidade humana, cabendo a você somente executar o bem e deixar que as forças superiores cuidem miraculosamente do resto.
8 – Criar paisagens independentes e ímpares: quando pequenino eu adorava jogar futebol. Em um jogo não oficial aprendi uma das maiores lições de minha infância: um amigo do time adversário lançou um drible desconcertante e deixou o nosso zagueiro espatifado no chão. Todos gargalharam incontrolavelmente do magrelo de olhos claros que sujara todo o seu short com lama e areia depois de sofrer mediocremente com a torrencial habilidade do poderoso centroavante dominador.
No fim da partida, perguntei ao goleador com quem ele tinha aprendido aquilo e para a minha grata surpresa ele me informou que era uma criação própria, incentivada desenfreadamente pelo seu estimado pai – que também amava o esporte.
Isto posto, faça algo inédito para chamar de seu, visto que a criatividade está dentro de você, cabendo a sua real atitude descortiná-la e mostra-la alegremente ao globo.
9 – Realizar obras não convencionais: se você for a um paciente em estado terminal e perguntar a ele o que ele faria se pudesse ter uma “segunda chance”, certamente ele te diria que arriscaria mais, passaria mais tempo rodeado de gente e executaria inúmeros planos impensáveis. Acredite, ele compartilharia a importância de se viver o HOJE de maneira intrépida e sagaz, independentemente das consequências a serem enfrentadas, dado que teria percebido que a vida de um ser humano é curtíssima e deve ser vivida com o máximo de entusiasmo e coragem por aqueles que herdaram esse magnífico dom gratuito dos deuses.
Destarte, desbrave novas galáxias, adentre novos mundos e sugue a essência máxima de todas as coisas, aprendendo a fazer de todos os dias o último para que o fim de sua existência seja livre dos arrependimentos causados pela apatia e pelo conformismo pusilânime da banalidade humana.
Evidentemente, o mal existe em nosso meio, todavia precisamos adaptar a nossa existência aos campos da bondade, enxergando as maravilhas e formosuras desse reino para que as células da motivação penetrem as nossas medulas e nos façam alegremente deleitar. Falando metaforicamente, é como receber um presente e abri-lo com gosto e prazer, rasgando o papel e vibrando ao contemplar o sublime objeto contido no lúgubre fundo da caixa.
Pablo de Paula Bravin



Nenhum comentário:

Postar um comentário