O grande desafio quando encaramos uma
crise econômica é ter criatividade para encontrar boas oportunidades. Os
resultados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Franchising
(ABF), apontado como foi o faturamento das franquias em
2014 chamaram a atenção e podem ser enxergados por dois vieses, um positivo e
outro negativo.
Em termos absolutos, o setor de franquias faturou R$ 127 bilhões em 2014, o que
representa um crescimento de 7,7% em relação ao ano anterior. Para o setor,
este foi o menor crescimento em dez anos. Em contrapartida, o resultado ficou
muito acima do desempenho da economia em geral.
De acordo com reportagem do portal Exame, as
projeções para 2015 são de crescimento entre 7,5% e 9%, podendo atingir um
faturamento de R$ 138 bilhões. Diante do que é esperado, as interessadas em abrir uma franquia podem pensar em algumas estratégias
para obterem melhores resultados.
ANÁLISE DA
REDE E DOS FRANQUEADORES
Antes de escolher a franquia que pretende
comprar, estude bem não só o histórico da marca e os resultados dos últimos
anos, procure avaliar também como é a postura dos franqueadores com seus
franqueados. Procure se inteirar sobre a conduta deles com as pessoas que
adquirem franquias, se dialogam, se eles mantém aberta a comunicação com os
franqueados para aprimorar o trabalho e ajudar na obtenção de resultados
satisfatórios.
PESQUISA DE
CAMPO
Converse com pessoas que já
adquiriram franquias e procure saber de suas impressões. Leve em consideração
os aspectos sazonais, os perenes e aqueles que envolvem contexto de
localização, administração, etc. É interessante ter este respaldo para ter uma
base dos possíveis problemas que você pode enfrentar e como contorná-los.
TAXAS DE
FRANQUIA
Se estiver em dúvida entre mais de
uma franquia, leve também em consideração a taxa cobrada elas. Esta é uma taxa
inicial, de abertura, usada para englobar algumas despesas, como reforma do
imóvel comercial, formação de estoque, entre outras coisas. Este valor é variável
e é interessante você buscar uma negociação para obter valores mais razoáveis.
ANÁLISE DE
PERFIL
Na hora de escolher a franquia,
procure alinhar a sua escolha com o seu perfil, com suas preferências. Dessa
forma, ainda que você esteja abrindo uma unidade de uma marca já existente e
consolidada, a afinidade com o setor te colocará mais perto de seu produto
final, do mercado e as necessidades que precisam ser atendidas.
Isso é fundamental para que você
possa ter uma leitura ampla do ramo em que está atuando. Por exemplo, se você
compra uma franquia para cursos de idioma, por exemplo, você precisa entender
sobre o setor de educação. É preciso ter embasamento para que você consiga
nortear sua franquia.
Fonte: http://financasfemininas.uol.com.br/como-abrir-franquia-sucesso/
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