segunda-feira, 6 de abril de 2015

5 passos para planejar sua carreira do jeito certo

Você entra no mercado de trabalho e consegue inserir-se naquela empresa que tanto sonhou em trabalhar. É o início de uma jornada que pode ser longa, mas com ótimos resultados, desde que você saiba dar os passos certos e as oportunidades se alinhem com os seus objetivos. Em casa, você pensa no futuro e se imagina lá no topo, cheia de experiência e com uma trajetória profissional admirável.
Sonhar é importante, é o que o alimenta o foco e o objetivo. Mas concretizar o sonho depende de manter os pés bem firmes no chão. Quando falamos em planejamento, é preciso pensar no que ele significa de forma estratégica. Afinal, você sabe como planejar a sua carreira?
Pensando nisso, nós vamos detalhar um pouco um método desenvolvido por um famoso escritor e consultor de administração. Peter Drucker desenvolveu o que hoje é conhecido como método SMART. O nome vem da abreviação de alguns termos em inglês. Traduzindo ficaria assim: Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Alcançável), Relevant (Relevante) e Time Bound (Temporal). O método nada mais é do que o detalhamento do que precisa ser levado em consideração na hora de traçar um planejamento.
Específico: Seu objetivo precisa ser bem formulado. Antes de qualquer coisa, é preciso ter clareza para saber o que quer e onde você pretende chegar.

Mensurável: Tente traçar suas metas de forma que você possa medir aquilo que precisa para atingir o objetivo. Por exemplo, e você tem vontade de tornar-se CEO da empresa, por quantos cargos você precisa passar para chegar lá? Quais os principais obstáculos para atingir essa meta? Quais as dificuldades que você precisa superar para conseguir o que deseja?

Alcançável: Este é o ponto em que manter os pés no chão fará mais sentido. Não adianta traçar metas impossíveis de alcançar, seria desperdício de tempo e energia. Você pode e deve ser ousada e pensar grande, mas precisa buscar aquilo que é necessário para chegar onde deseja. Isso pode implicar em fazer cursos, buscar sempre aprender com a experiência de outras pessoas, enfim, não se limitar na hora de buscar conhecimento e bagagem para que seu crescimento aconteça.

Relevante: Para que você não se perca no meio do caminho, é importante saber exatamente qual é a relevância do seu objetivo. Questione-se, procure saber o que te motiva. Por que você deseja ser chefe neste trabalho? Qual a importância disso? Do que será preciso abrir mão para alcançar este posto? Faça todas essas ponderações para que você tenha certeza de que vale a pena batalhar pelo seu objetivo.

Temporal: É importante ter um prazo definido para alcançar as suas metas. Afinal, se você ficar buscando por algo por tempo indeterminado, corre o risco de chegar onde quer e o objetivo não fazer mais sentido.
Como vocês puderam perceber, um planejamento feito com seriedade leva em conta muitos passos estratégicos. Tenha em mente que as decisões que você toma agora serão importantes para determinar como será o seu futuro!

Fonte: http://financasfemininas.uol.com.br/5-passos-para-planejar-sua-carreira-do-jeito-certo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário