Para inovar, é preciso pensar, mas pensar fora da caixa. Conhecer empresas, profissionais e ideias inovadoras é uma ótima maneira de se inspirar para inovar no próprio negócio ou carreira. Porém, ficar só nisso não basta.
Um pouco de “teoria” também é importante para conseguir bons resultados.Mas não é porque é conceito que precisa ser burocrático e chato. Afinal, aliar inovação com criatividade faz toda a diferença. É o que Guy Kawasaki, expert em inovação e empreendedorismo e autor de vários livros (entre eles o best-seller “A Arte do Começo”), chama de “a arte da inovação”.
1) Ofereça sentido
Mostre que seu produto ou serviço significa algo mais do que a soma dos componentes. Não queira vendê-los pensando somente no dinheiro. Dinheiro deve ser consequência.
Um bom exemplo dessa ideia, segundo Kawasaki, vem da Nike, que transformou seus produtos em símbolo de eficiência, poder e libertação porque se preocupou em comunicar essa ideia em ações de marketing.
2) Trabalhe com um mantra
Quer inovar? Comece pela maneira como explica o que faz! Missões “comuns” revelam empresas “comuns”. Ao invés de construir sentenças enormes, escolha três ou quatro palavras fortes que mostrem a sua realidade.
A rede americana de fast food Wendy’s, por exemplo, não diz que oferece produtos saudáveis e saborosos vindos de uma horta do interior dos Estados Unidos. Ao escolher o lema “Fast food saudável” já deixa isso bem claro.
3) Pule para a próxima curva
Como Kawasaki destaca, inovar é mais difícil do que ficar um pouco à frente da concorrência “na mesma curva”. Porém, com certeza faz mais diferença ter uma ideia inovadora do que simplesmente melhorar uma ideia alheia.
Se você quer se destacar, pule para a próxima curva! “Se você é um fabricante de gelo, pule para a curva de refrigeradores. Se você é fabricante de refrigeradores, pule para a curva de biotecnologia”, explica.
4) Não se preocupe em fazer um produto perfeito
Para Kawasaki, a inovação é inimiga da perfeição. Lançar produtos ou serviços “beta” e aprimorá-los é melhor do que perder o timing esperando ter em mãos algo perfeito. Quando foi lançado, o primeiro Mac tinha muito para ser melhorado, mas revelava como seria o futuro da computação pessoal, e isso já era interessante o bastante, lembra o expert.
5) Não impeça as flores de brotarem
Kawasaki conta que o produto “Skin-so-Soft”, lançado pela Avon, fez mais sucesso como repelente de mosquito do que como creme para pele – objetivo inicial. Porém, a empresa levou isso numa boa, aceitando “a flor que nasceu onde ninguém esperava”, como ele conceitua. Isso ajuda a atrair clientes inesperados e imprevistos – o que é extremamente positivo.
Dica extra: Não deixe que os idiotas o desanimem!
Teve uma ideia que para você soa sensacional? Não deixe que uma crítica o faça desistir dela. Se alguém disser “impossível”, é um bom sinal para tentar!
Coloque essas ideias em prática, continue buscando conhecer histórias de sucesso em inovação e desenvolva cada vez mais sua mentalidade inovadora!
Fonte: http://www.hsm.com.br/blog/2012/03/arte-da-inovacao/
Olá, como vai?
ResponderExcluirAdoro seu Blog!
Tenho uma dúvida: Hoje em dia ainda é muito necessário colocar foto em CV???
Obrigada
Ana Carolina