quinta-feira, 22 de março de 2012

Ciúmes de Você?

Veja como superar o ciúme no ambiente no trabalho

Parece letra de música isso, não é verdade? Mas, quem pensa que não existe ciúme no ambiente no trabalho está enganado. Afinal, quantos já passaram por essa situação e amargaram grandes dores de cabeça. Ou estão pagando o mico por causa de ciúme. Brincadeira não é mesmo?

Mas, como acontece esse sentimento dentro do ambiente do trabalho? Alguns exemplos.

Basta você se sobressair um pouquinho naquela tarefa que você está fazendo, que aquele colega de trabalho que até então "era" seu grande amigo, vira a cara para você! Deixa de conversar com você e passa a te evitar!

Se você ganhar uma mesa nova ou um equipamento de trabalho mais moderno do que os de seus colegas, vai sentir logo esses colegas cochichando uns com os outros e olhando para você.

Basta você preparar algum trabalho melhor que o seu chefe, e pronto! Lá vem represália...

Basta falar um pouquinho que o seu chefe em uma reunião e pronto! Lá vem ele com beicinho...

Basta você receber um elogio de um superior sobre alguma coisa que você produziu diferente...e pronto!

E se esse elogio for motivo para uma promoção ou para um aumento de salário? xiiii. Pior ainda! Com certeza você vai ouvir um comentário do tipo: "Ah! É? Você está querendo ser muito espertinho comigo? Vai ver só!".

Se essas situações são inevitáveis, como conviver com elas? Desistir? Não. Veja algumas saídas para evitar a ira do ciúme de seus colegas e superiores que, não por sua culpa, acabam se envolvendo nessas situações.

1- Fale, aja, manifeste-se sempre como profissionalismo dentro do ambiente de trabalho. Assim, se você falar algo ou merecer algo, será por puro mérito seu que não depende de julgamento ou avaliação pessoal de ninguém.

2- Pode parecer bobagem mas ao notar casos de ciúmes tente procurar os envolvidos para tentar criar um clima de harmonia com eles. Procure conversar com eles e se achar importante mostre a eles que o seu objetivo é que a empresa cresça e que a sua área e equipe se destaquem.

3- Faça todos os esforços e caso sinta realmente que seus esforços para eliminar as situações de ciúmes não estão tendo bons resultados, é melhor avaliar a sua posição dentro da sua empresa e para o seu futuro. Nunca perca de vista os seus objetivos pessoais dentro da sua área e da sua empresa. É preciso muita calma nessas horas de ciúme para não "chutar o balde".

4- Procure todas as formas para superar a situação. Saiba que se não for nessa área ou nessa empresa, você sempre terá que enfrentar o ciúme de alguma pessoa.

5- Vá em frente!


Por  Nelson Fukuyama

Nenhum comentário:

Postar um comentário