quarta-feira, 14 de março de 2012

1) Ofereça sentido
Mostre que seu produto ou serviço significa algo mais do que a soma dos componentes. Não queira vendê-los pensando somente no dinheiro. Dinheiro deve ser consequência.
Um bom exemplo dessa ideia, segundo Kawasaki, vem da Nike, que transformou seus produtos em símbolo de eficiência, poder e libertação porque se preocupou em comunicar essa ideia em ações de marketing.

2) Trabalhe com um mantra
Quer inovar? Comece pela maneira como explica o que faz! Missões “comuns” revelam empresas “comuns”. Ao invés de construir sentenças enormes, escolha três ou quatro palavras fortes que mostrem a sua realidade.
A rede americana de fast food Wendy’s, por exemplo, não diz que oferece produtos saudáveis e saborosos vindos de uma horta do interior dos Estados Unidos. Ao escolher o lema “Fast food saudável” já deixa isso bem claro.

3) Pule para a próxima curva
Como Kawasaki destaca, inovar é mais difícil do que ficar um pouco à frente da concorrência “na mesma curva”. Porém, com certeza faz mais diferença ter uma ideia inovadora do que simplesmente melhorar uma ideia alheia.
Se você quer se destacar, pule para a próxima curva! “Se você é um fabricante de gelo, pule para a curva de refrigeradores. Se você é fabricante de refrigeradores, pule para a curva de biotecnologia”, explica.

4) Não se preocupe em fazer um produto perfeito
Para Kawasaki, a inovação é inimiga da perfeição. Lançar produtos ou serviços “beta” e aprimorá-los é melhor do que perder o timing esperando ter em mãos algo perfeito. Quando foi lançado, o primeiro Mac tinha muito para ser melhorado, mas revelava como seria o futuro da computação pessoal, e isso já era interessante o bastante, lembra o expert.

5) Não impeça as flores de brotarem
Kawasaki conta que o produto “Skin-so-Soft”, lançado pela Avon, fez mais sucesso como repelente de mosquito do que como creme para pele – objetivo inicial. Porém, a empresa levou isso numa boa, aceitando “a flor que nasceu onde ninguém esperava”, como ele conceitua. Isso ajuda a atrair clientes inesperados e imprevistos – o que é extremamente positivo.

Dica extra: Não deixe que os idiotas o desanimem!
Teve uma ideia que para você soa sensacional? Não deixe que uma crítica o faça desistir dela. Se alguém disser “impossível”, é um bom sinal para tentar!
Coloque essas ideias em prática, continue buscando conhecer histórias de sucesso em inovação e desenvolva cada vez mais sua mentalidade inovadora!

Fonte: http://www.hsm.com.br/blog/2012/03/arte-da-inovacao/

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