quinta-feira, 15 de março de 2012

O tempo passa, eu o queimo, e depois me queixo!

Quem não quer ser produtivo? Hoje em dia, produtividade é desejo de todos. Mas poucos conseguem. E não é por incapacidade. Em quase todos os casos, é por falta de organização e de concentração.

No ambiente de trabalho, são muitas as distrações. Somos interrompidos por tudo e por nada. Horas ao telefone; emails demais sem importância; reuniões e conversas de corredor que não levam a lado algum nem reforçam os laços entre as pessoas… Muito pelo contrário. Depois disso, quem tem consciência se queixa de trabalho demais, de fazer horas extras e de que não lhe resta tempo para nada senão para trabalhar.

Sejamos francos: estar no posto de trabalho não significa necessariamente produzir.

Então, como ser produtivo? Minha visão particular é simples: se maus hábitos são problemas, bons hábitos são soluções. Faço aqui algumas propostas que podem ajudar:

·         Planeje o trabalho no dia anterior ou na semana anterior. Firme objetivos e prioridades;

·         Faça uma lista das atividades. Assim, a execução ficará mais fácil;

·         Estabeleça prazos limites para conclusão das tarefas;

·         Realize uma tarefa de cada vez e concentre-se do começo ao fim;

·         Reduza as distrações. Como? Ousando dizer “não” com elegância e assertividade;

·         Mantenha as redes sociais e o aplicativo de mensagens instantâneas fechados. Abra e-mails somente em momentos determinados do dia e por um tempo fixo dedicado;

·         Registre e avalie as tarefas realizadas e celebre cada objetivo alcançado;

·         Tenha motivação. Isto é meio caminho andado para chegar à meta.

É óbvio que existem muitas outras formas de elevar a produtividade. Cabe a cada um identificar as que lhe são mais apropriadas. Uma coisa é certa, assim como ginástica põe o corpo em forma, sem praticar uma receita metódica de organização pessoal você conseguirá tão bons resultados quanto um bêbado atravessando um desfiladeiro equilibrando-se sobre uma corda.

Por Abraham Shapiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário