terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Para crescer é preciso...

O crescimento pessoal é uma jornada interminável e difícil rumo ao aperfeiçoamento. Obviamente, não existe perfeição, mas o investimento na melhoria continua. Neste breve texto pretendo ajudá-lo com algumas dicas para que comece a traçar o seu caminho e, obtenha sucesso, é claro.
Bem, tudo começa com uma atitude positiva, ou seja, você tem que acreditar e estar disposto a enfrentar os desafios. Portanto, faça a seguinte reflexão: Eu posso, eu consigo! (Certo?)

Abaixo listei cinco dicas importantes:

1º Descubra mais sobre você
O que você valoriza, do que gosta, quais habilidades o tornam uma pessoa diferenciada. Nesta investigação sobre você procure também identificar comportamentos que gostaria de mudar.

2º Como você se vê?
Você é capaz de fazer uma avaliação positiva sobre si mesmo?
Criar uma auto-imagem positiva sobre si mesmo é fundamental. Afinal, como transmitir confiança sem acreditar em si mesmo? Fazer uma auto-avaliação é parte importante do processo evolutivo. 

3º Afaste-se do destrutivo
É muito difícil romper, não é mesmo?
Mas será preciso. Amizades interesseiras, gente grosseira e pessoas que não acrescentam nada de positivo as nossas vidas, estas devem ser eliminadas. Talvez seja doloroso assumir, mas há relacionamentos que somente contribuem para nossa estagnação ou declínio. 

4º Defina metas
Disse Sêneca: "Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai."
É a mais pura verdade. Uma pessoa sem metas definidas está sujeita as intempéries da vida. Já quem possui objetivos específicos consegue com maior facilidade traçar planos para alcançá-los. 

5º Obtenha autonomia 
Pessoas dependentes estão sempre insatisfeitas e com muita facilidade culpam os outros por seus insucessos. Portanto, pense como é bom ter liberdade para escolher. Obviamente muitas pessoas não optam por uma vida plena, afinal liberdade requer responsabilidade, não é?
Obter autonomia ajuda você a desenvolver mais sua autoconfiança e consequentemente tornar-se uma pessoa mais assertiva.

por Débora Martins

Um comentário:

  1. Dia 02.02.2012 você publicou meu poema Mude incompleto. E citou Clarice como autora. Deixei um comentário lá.

    Abraços!

    ResponderExcluir