Poucas pessoas são treinadas para escrever bem. É fácil escrever muito. O difícil é TRANSMITIR o ESSENCIAL...apenas o essencial.
Passos do processo de redação
Definir claramente os objetivos da comunicação que você pretende fazer
- Reunir todas as informações possíveis, relacionadas com o objetivo da comunicação que está sendo feita, pois em geral o processo de elaboração de um trabalho escrito é um processo de transformação de informações coletadas em diferentes fontes.
- Definir a estrutura de sua comunicação, seu esqueleto, sem perder de vista o objetivo da mesma.
- Desenvolver as informações obtidas. Como? Escrevendo, escrevendo, sem preocupações com detalhes de pontuação, palavras bonitas, frases muito longas, repetições etc. O importante é escrever. Não desanime com o calhamaço que terá em suas mãos.
- Estabelecer a comunicação telegráfica. Sublinhe em cada frase, em cada parágrafo, as palavras chaves, ou seja, aquilo que é realmente essencial à sua comunicação (geralmente são verbos e substantivos) . Nesta fase corte tudo aquilo que nada acrescenta e só serve para aumentar o volume da escrita.
- Elaborar agora o seu 1º rascunho, iniciando um processo de depuração e refinamento. Nesta fase já existe um objetivo, uma estrutura e a essência do trabalho.
Falta associar tudo isto a uma boa redação.
Falta associar tudo isto a uma boa redação. Escrever bem é em grande parte uma questão de arte, mas algumas regras podem ajudar a mudar sua redação para uma verdadeira COMUNICAÇÃO!
- Utilize sentenças curtas, cansam menos e não confundem o leitor.
- Procure usar palavras simples, sem excessos de adjetivos, sem repetí-las através de sinônimos para dizer a mesma coisa.
- Utilize sempre que possível a ordem direta, ou seja, sujeito, verbo, complemento.
- Verifique se há uma seqüência lógica na exposição das idéias, com começo, meio e fim. Não fique retomando idéias que já foram desenvolvidas no início ou meio da comunicação para reforçá-las.
- Em matéria de comunicação eficiente no trabalho não queira ficar escrevendo "bonito". Neste caso a eficiência da comunicação não depende apenas da aplicação de estilos literários.
- Sempre que tiver dúvidas em relação à ortografia de uma palavra, recorra ao dicionário e também tenha cuidado com a concordância verbal e nominal.
- Esqueça, mas esqueça mesmo, o uso de gírias neste tipo de trabalho.
Cuidados com a apresentação de sua Comunicação
- Deixe margens amplas em torno do texto.
- Não use maiúsculas a não ser para ressaltar palavras.
- Não utilize formatos de letras "desenhadas", pois elas dificultam a leitura.
- Use títulos e sub-títulos. Eles servem para dividir ou destacar os assuntos diferentes.
- Evite linhas muito longas, pois elas dificultam a leitura e consequentemente a compreensão do período.
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