terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Estudos – Eles não acabam com um diploma

Não é porque muitas personalidades alcançaram o sucesso sem um diploma na mão que você vai se arriscar a fazer o mesmo. A menos que você seja o próximo Bill Gates ou Steve Jobs, um diploma a mais, nunca é demais. Para poder competir de igual para igual no mercado de trabalho atual, minha dica é que, no mínimo, você possua uma graduação e, se possível uma pós-graduação também.
Aqui, aquela velha máxima “menos é mais” não combina. É claro que você não vai se matricular em qualquer curso. É preciso ser criterioso ao escolher a graduação e todos os cursos complementares que decidir estudar. De nada adianta acumular títulos e diplomas se eles não serão úteis na sua vida profissional. Portanto, na hora de escolher qual será o seu próximo curso, é preciso analisar as suas expectativas e pretensões. Por exemplo: Se você pretende seguir na área acadêmica, o ideal é optar por um curso de Mestrado ou Doutorado. Por outro lado, se a sua ideia é aplicar o conhecimento adquirido na vida profissional corporativa, o ideal são os MBA’s e pós-graduações.
Escolhido o curso, está na hora de escolher a instituição. Infelizmente, hoje são abertos inúmeros cursos que são vendidos como mercadorias. Portanto, é preciso tomar cuidado ao escolher aonde vai estudar. Por mais que digam que é o aluno que faz o curso, é necessário escolher uma instituição que ofereça os melhores professores e seja reconhecida dentro da área que você escolheu atuar.
Atualmente, a correria do mercado de trabalho infelizmente não nos disponibiliza muito tempo para dedicarmos a outros assuntos. Se já é difícil reservar tempo para descansar com a família e ir à academia, imagine para começar ou voltar a estudar. É preciso tempo para dedicar-se a um novo curso, mas isso não é desculpa para largar os estudos. Conheço muitas pessoas que conseguem conciliar estudo, trabalho e família. É claro que não é uma tarefa fácil. Exige planejamento e disciplina, mas é possível adaptar uma pós-graduação ou qualquer tipo de especialização na sua agenda atribulada. Existem cursos de um mês, um ano, cursos de final de semana e de semana inteira. Basta você pesquisar e escolher aquele que melhor se encaixa na sua rotina.
Além de todos os benefícios que uma graduação pode trazer em relação ao aprendizado de novos conhecimentos, você ainda pode ter a sorte de estar sentado à mesa ao lado de um futuro grande cliente ou mesmo de seu futuro empregador. O importante é aproveitar essas oportunidades e entender que precisamos desenvolver nossas habilidades o tempo todo para estarmos em constante aprendizado e sermos seres humanos melhores tanto na vida profissional quanto na pessoal.
Por Bernt Entschev

Nenhum comentário:

Postar um comentário