quinta-feira, 14 de abril de 2011

A maior competência de todas: saber lidar com conflitos! - Marco Antonio Lampoglia

A maioria dos cientistas que estudam o comportamento humano é unânime em seus estudos afirmando que saber lidar com conflitos é a competência mais importante entre várias competências necessárias para qualquer profissional ter êxito em sua carreira ou em sua vida.

Se percebermos como se relacionam diretores, gerentes, profissionais de vendas, de atendimento, consultores internos, técnicos, assessores, enfim, em todas as situações práticas da vida eu diria que devo concordar com a opinião da maioria dos estudiosos do comportamento humano. Será que o leitor concorda comigo?

Na nossa infância, fomos orientados a lidar com os conflitos de duas maneiras: com passividade e com agressividade, dependendo da situação, da pessoa com quem está a minha frente, ou seja, do grau de risco que corro entre perder e ganhar. Infelizmente, muitos mantêm esse tipo de comportamento ao lidar com os conflitos.

Por que existe conflito?

O conflito existe porque queremos afirmar o nosso Eu diante do outro. É simples, não!

Alimentamos ainda mais o conflito se cedermos e o outro sair ganhando ou se ao excedermos na individualidade, impomos nossas necessidades, isto é, precisamos ganhar, mesmo que para isso seja necessário invadir o espaço do outro.

Diante disso, em todas as situações que vivemos, atestamos que os conflitos estão presentes no nosso dia-a-dia e o que nos resta é saber lidar com eles para termos relacionamentos saudáveis em todos os papéis que vivemos na vida. Admiramos e respeitamos a pessoa que lida com os conflitos de forma competente.

Comportamentos inteligentes

Que sistema de valores e comportamentos inteligentes as pessoas demonstram quando resolvem um conflito? Vou citar alguns comportamentos considerados essenciais, para que você leitor, possa refletir e analisar:

. Ser um exímio negociador com atitudes e comportamentos orientados para o
resultado ganha-ganha, principalmente quando há um alto interesse em ter um relacionamento duradouro com o outro. Você pode analisar que em muitas relações temos interesses em manter e melhorar certos relacionamentos.

. Uma comunicação direta com expressões claras, objetivas. Sendo flexível, adotando estilos inteligentes de comunicação de afirmação, argumentação, empatia e envolvimento.

. Credibilidade pela sua postura em convencer e argumentar, sendo mais respeitado pela forma como expressa seus sentimentos e opiniões de concordância e discordância com muita tranqüilidade.

. Ter intimidade com sua voz interior para aperfeiçoar continuamente o sentimento de aprovação do EU Real comparado ao EU Ideal. Isto é o que se chamamos de auto-estima equilibrada.

. Saber escutar ativamente ajudando a transformar um mau ouvinte em alguém comprometido, por meio de um diálogo franco e saudável. .A escuta ativa é a essência do diálogo, da comunicação de duas vias.


Caro leitor, você percebeu que eu citei cinco comportamentos considerados essenciais para saber lidar com conflitos. Nem falei aqui sobre um comportamento, também considerado essencial por muitos, que é dar e saber receber feedback.

Por que será que algumas pessoas conseguem e muitas não conseguem ser competentes na ação de lidar com conflitos?

Exercitar a mudança de hábitos, ouvindo a sua voz interior, superar o desafio de mudar a si mesmo é um dos caminhos para a grandeza, que nada mais é um crescimento seqüencial de dentro para fora. E assim todos perceberão que você tem a sabedoria de mudar a si para ter credibilidade e respeito pelo exercício inteligente de influencia mutua.

Estão, acho que agora teremos um pouco mais de “argumentos” ao enfrentarmos um atrito, lembrando que estamos aqui para crescermos e evoluirmos como pessoa, portanto, enfrentemos todas as situações com todas as “ferramentas” disponíveis.

Colaboração: Jorge Pedro   -    Assessoria em RH

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