sexta-feira, 15 de abril de 2011

Como adquirir as competências que as empresas buscam - Rômulo Martins

Algumas habilidades são natas, mas isso não significa que elas não possam ser adquiridas ou melhoradas.

Trabalho em equipe, resiliência, liderança e tantas outras habilidades estão no rol das exigências das empresas para ocupar um cargo ou galgar posições. Mas como adquirir essas competências? Elas são natas ou podem ser desenvolvidas?

Segundo consultores de carreira e recursos humanos alguns profissionais já têm uma predisposição natural para dadas características.

Mas os que se sentem desafortunados não devem se desesperar.
Existem, sim, diversas ferramentas - formais ou não - para o desenvolvimento e aquisição de competências exigidas pelo mercado de trabalho.

É fundamental, no entanto, ter clareza das habilidades a serem melhoradas.
Para Carlos Bitinas, sócio-diretor da DRH Talent Search, existem três maneiras de adquirir as competências que o mercado busca.

1. Caminho formal
Quem deseja aprender a cozinhar pode buscar um curso de Gastronomia, correto?

Este é um exemplo de caminho formal para a aquisição de competências. Ou seja: você pode absorver ou desenvolver habilidades por meio de cursos, palestras, treinamentos.

Mas também, por meio de leituras ou de um intercâmbio profissional.

2. Observação
O bom profissional consegue aprender e adquire certos conhecimentos apenas observando o que seus pares ou chefe fazem. “É aquele que enxerga além da mesa, ou seja, não olha para o próprio umbigo”, diz Carlos Bitinas.

Aprender pela observação é mais que uma forma de adquirir competências, é uma virtude.

3. Prática
A prova real, porém, é no dia a dia. São as atitudes e a maneira de conduzir, administrar e executar tarefas que dirão ou não se você possui as competências necessárias para ocupar um cargo.

Lembrando que: o mercado muda constantemente, portanto, novas habilidades podem ser exigidas do profissional a cada dia.

Recursos
O coaching é um dos mecanismos de avaliação que ajudam o profissional a se conhecer melhor. Portanto, é também uma ferramenta para a aquisição ou desenvolvimento de competências.

“É preciso, no entanto, um plano de ação estratégico e assertivo que efetivamente corrija um problema ou desenvolva uma habilidade”, pondera Irene Azevedo, professora de MBA da Brazilian Business School.

Outro instrumento é o mentoring, em que o profissional recebe o auxílio de um orientador de carreira. Irene aponta que a terapia em grupo pode ser também uma alternativa eficaz para a tomada de consciência e desenvolvimento de competências, como o autoconhecimento.

Para ela, cursos e palestras ajudam a reparar algumas dificuldades, mas os profissionais que precisam melhorar ou adquirir habilidades devem recorrer a ferramentas estruturadas, como o coaching.

Irene frisa que o feedback é imprescindível para monitorar o desenvolvimento de competências. “Nem que seja do chefe. O líder faz o papel de direcionar o profissional.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário