domingo, 10 de abril de 2011

Como inovar na web - Moysés Costa

É hora de dar adeus às interrupções chatas que todos enfrentam ao navegar na internet, defende Moysés Costa, diretor da Ondaweb, em artigo que fala das vantagens do conceito de "inbound marketing"

Ninguém duvida que o marketing tradicional usa e abusa de técnicas invasivas, que interrompem os consumidores numa busca incessante (e muitas vezes sem critérios) pela atenção. 

Os exemplos não são poucos, como a publicidade televisiva, as ações de telemarketing, os banners e os spams na internet. E por aí vai. No entanto, o avanço das tecnologias tem tornando essas estratégias menos eficazes e mais caras para quem as utiliza.

Um dos casos clássicos de ferramenta “antichatice” são os filtros de spam dos servidores de e-mails. Outro exemplo de que o marketing na web está mudando é a recente subida – exorbitante, aliás – dos preços de clique cobrados pelo Google nos serviços de pesquisa patrocinada.

Por razões como estas, dia após dia fica mais evidente a relevância do que se convencionou chamar de inbound marketing – uma antítese do outbound marketing, aquele ao qual estamos acostumados. 

Uma das principais diretrizes desse novo conceito é evitar a interrupção da navegação dos internautas. Ou seja: não adianta espernear para chamar a atenção – a bola da vez tem de ser a criação de valor.

Com o inbound marketing, o objetivo é desenvolver conteúdos atraentes e relevantes para um público adequado. A ferramenta funciona como uma espécie de ímã, atraindo quase sem ser percebida.

Mas como funciona uma estratégia de inbound marketing?

Antes de qualquer explicação mais detalhada, a dica é analisar uma estrutura que pode ser dividida em quatro componentes básicos:

1. Planejamento: é a força motivadora, a concepção do projeto. Nesse ponto, é preciso estipular diretrizes gerais, traçar metas e identificar os envolvidos no processo.
2. Conteúdo: é a energia de qualquer ação de inbound marketing. É o que realmente atrai os clientes para o seu site e os incentiva a realizar negócios.

3. SEO (Search Engine Optimization): são os famosos mecanismos de busca, onde as pessoas costumam iniciar o processo de compra. Envolve a prática de construção do site e estratégias traçadas para médio e longo prazos.

4. Social media: a mídia social amplia o impacto dos conteúdos. Quando ele é propagado e discutido, resulta em algo mais autêntico e diferenciado. A atração de clientes realmente qualificados se torna muito mais provável. Lembrando: o e-mail maketing também é uma valiosa ferramenta de social media.

Por que, hoje, o inbound marketing faz toda a diferença? 
Basicamente, a diferença está relacionada ao seu retorno sobre investimentos, o famoso ROI (do inglês “Return On Investment”). Abaixo, alguns pontos que demonstram sua eficiência nesse sentido:

a) Foco no público-alvo
Infelizmente, as técnicas de campanhas tradicionais são, 
via de regra, mal orientadas. Você e seus conteúdos, 
suas mensagens, estão sendo dirigidos 
a pessoas que não formam um público-alvo. Isso, inclusive, gera um retorno negativo de imagem. Quando se faz o inbound marketing, você e sua mensagem conseguem se aproximar de quem está, de fato, interessado.

b) Investimento no lugar de despesa constante
Quando você compra publicidade em sites de busca ou faz uma campanha de outdoor, por exemplo, esse valor termina assim que o número de cliques ou o tempo de contratação acabam.

Se essa verba for investida em um conteúdo relevante, com bons mecanismos de propagação, esse conteúdo irá continuar repercutindo e gerando audiência qualificada.

Mas onde está a inovação?

A inovação não está, necessariamente, em um site ou em alguma tecnologia muito avançada. Ela pode ser encontrada na integração de algumas técnicas usuais de internet e na maneira como serão abordadas marca e produto.

Se você (ou sua empresa) tem um bom produto ou serviço e dispõe das habilidades reais para se comunicar com seus clientes, é viável, sim, competir com os maiores orçamentos de publicidade. É aqui que mora a atitude inovadora:

- Ao usar um modo diferenciado de apresentar informações;
- Ao criar uma série de posts inter-relacionados;
- Ao desenvolver conteúdos inusitados e com alto valor agregado.

Não tem nada de plano mirabolante. É receita de bolo, mesmo.  O tamanho do seu cérebro tem muito mais peso do que o tamanho da sua carteira. E isso sim é verdadeiramente motivador.

*Moysés Costa é diretor da agência digital Ondaweb
Contato: moyses@ondaweb.com.br 

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