segunda-feira, 24 de outubro de 2016

"Poder Além da Vida": 5 lições do filme para transformar a sua vida pessoal e profissional

Muitos filmes tentam trazer alguma lição ao final. O filme "Poder Além da Vida", na minha opinião, dá uma lição a cada diálogo, além de trazer belas reflexões para a vida. Deixo algumas que foram especialmente marcantes para mim:
1 - Vivemos na busca incessante por soluções externas para problemas que são internos. Todas as respostas para quaisquer questões são internas, ou seja, a conexão com o nosso próprio eu, aqui e agora. A busca por soluções externas pode ser a responsável por vários problemas (exemplos clássicos: excesso de álcool ou busca de prazeres momentâneos na ilusão de que isso é a solução, até a ressaca do dia seguinte).
2 - Você é o que você ama fazer. Se estiver fazendo algo diferente, você está fazendo algo errado. Não é uma questão de vencer algo ou alguém. É uma questão de ser aquilo que você é, sem máscaras. Se está fazendo algo apenas por dinheiro, por exemplo, é bom saber que fazendo o que se gosta dá para ganhar muito mais. O exemplo mais recente que me veio é o da Sofia Esteves no GVCast. Quando resolveu ser psicóloga virou o "patinho feio" da família. Hoje é dona de uma das maiores empresas de recrutamento de talentos da América Latina.
3- A felicidade não é o fim. A felicidade é o caminho ou jornada. Se estiver esperando algo acontecer no futuro para ser feliz, quando chegar lá a felicidade terá mudado de lugar. A busca nunca terá fim.
3 - Você se torna o que você acredita. Esse é o seu limite. E você se torna o que as outras pessoas acreditam, se você acreditar nelas. Em uma palestra de Roberto Shinyashiki (médico, escritor e palestrante), ele disse: "não deixe um médico decidir o quanto você vai viver". Imagina a lição de um médico sobre a nossa responsabilidade pela nossa própria vida.
Muito bom pensar nisso, pois percebe-se que se acreditamos em algo e somos alguém, podemos acreditar em algo diferente e nos tornamos alguém diferente. Não existe limite, existem crenças limitantes.
4 - Em vários momentos temos a oportunidade de encontrar nós mesmos e alguns têm um medo enorme de que isso aconteça. Por isso, acabam estressados tentando encontrar soluções sem controle ao invés de relaxar e se permitir encontrar a solução dentro de si mesmos.
Você já experimentou ficar em algum lugar por algum tempo sem televisão, sem celular, sem nenhum barulho e sem ninguém por perto? Como é essa sensação para você?
5 -  Você não vai morrer na solidão fazendo coisas diferentes da maioria. Até a Física explica isso. Muitas pessoas se distanciarão de você e outras se aproximarão. Semelhante atrai semelhante. Aqui outra reflexão: será que seus amigos são problemáticos ou será que se parecem com você, por isso são seus amigos?
Enfim, você pode encarar o filme apenas como mais uma produção de Hollywood para vender um sonho inatingível ou pode usar todas as lições dele para começar agora a construir uma vida diferente e melhor para você.
Quando achar que tem todas as respostas prontas ou quando não encontrar a resposta, faça novas perguntas. Certamente a resposta virá, como uma lâmpada que se acende instantaneamente ou como uma resistência de um forno elétrico, que sutilmente vai mostrando a sua luz.
Rafael Recidive



Nenhum comentário:

Postar um comentário