quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Metas e objetivos, porque é importante?

Porque é importante estabelecer metas e objetivos?

Hoje em dia, muito se fala sobre carreira, desenvolvimento e sucesso profissional. Em alguns canais de comunicação é possível ter acesso a instruções e dicas de como se preparar para ter sucesso e felicidade no trabalho.

É importante conhecer-se bem – saber sobre os próprios interesses, habilidades, pontos fortes e a melhorar, compreender o mercado atual e suas tendências, pesquisar sobre as profissões e carreiras de interesse e estabelecer metas e objetivos. Mas, qual é a importância de se ter objetivos na vida profissional?

As metas e objetivos funcionam como um orientador de suas ações. São como velas em um barco. Sem objetivos, nosso barco fica à deriva, sendo controlado pela força dos ventos. Como disse Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Se não temos um objetivo final, nunca saberemos se estamos no caminho certo, ou quais desvios temos de tomar para acertar o rumo.

Vislumbrar como e onde você quer estar daqui a 5 anos é um bom começo. Redigir um texto sobre isso costuma ser um ótimo exercício. A partir daí, será possível estabelecer metas a curto e médio prazo, que nortearão suas ações no presente. Por exemplo, se meu objetivo em 5 anos é ser um Coordenador em uma empresa multinacional, uma de minhas metas será aprender a falar em inglês o quanto antes, assim, preciso organizar-me para ter tempo e recursos financeiros disponíveis para investir neste objetivo, e definir uma data para iniciar meus estudos. Entretanto, devemos sempre buscar estabelecer objetivos e metas alcançáveis. Se nos propormos a fazer algo que não está dentro de nossas possibilidades (de tempo, dinheiro, dedicação, etc.) ou que dependem de fatores que não estão sob nosso controle (sorte, empenho/favores de outras pessoas), corremos grande risco de nos frustrarmos.

Outra parte importante no estabelecimento de metas e objetivos é a compreensão sobre as coisas das quais deveremos abrir mão para poder nos dedicar às tarefas que nos ajudarão a chegar onde queremos. Voltando ao exemplo anterior, precisarei abrir mão de meu tempo aos sábados de manhã, deverei economizar nas compras de roupas novas e também terei que utilizar parte de minhas noites para me dedicar às lições de casa.

Cumprir as metas estabelecidas não é tarefa fácil. Há que se ter dedicação e comprometimento, e a noção de que se trata de um compromisso consigo mesmo. Contudo, quando se tem um objetivo a longo prazo, é mais fácil encontrar motivação para não parar. Outro aspecto que poderá ajudar é ter o apoio das pessoas que convivem com você. Eles o incentivarão quando o ânimo estiver mais baixo, e compreenderão quando você não puder estar com eles em alguns momentos.

Não deixe seu barco ser levado pelos ventos. Tome o controle de suas velas!

Por Gisele Cavalcanti

Fonte: http://www.globalempregos.com.br/importante-ter-metas-e-objetivos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário