sábado, 4 de junho de 2016

Novos dias, novos tempos! - Patricia Santos


Como somos criaturas de hábitos; continuamos a fazer o que sempre fazemos até sermos obrigados a mudar. 

E o pior é que ficamos irritados quando não conseguimos resultados diferentes. Esbravejamos contra os céus numa postura estilo “Hard” do desenho animado  “Oh céu, oh terra ... porque comigo, sempre eu...” e esquecemos que não estamos neste mundo para sermos punidos e sim para sermos educados. 

Se ainda não tivemos aquilo que almejamos, ou se a história sempre se repete; escolha do cara errado, a demissão nos empregos..., problemas recorrentes com clientes...., é sinal que ainda não aprendemos a lição e estamos “de recuperação”.

O fato de não tentarmos mudar o que já estamos acostumados a ter, a ser e a estar não nos torna mais seguros, nem donos da situação, nos torna o pior tipo de comodistas que existe: aquele que desistiu de si mesmo.

Chegou o momento de mudarmos o capítulo da nossa história, como se fosse um seriado que é dividido em partes e um novo começo dá oportunidade para uma história de vida mais gratificante e significativa.

Para que este novo capítulo valha a pena, aqui vão algumas sugestões:

1. Relacione e agradeça tudo que aconteceu de bom no capítulo anterior que está terminando.

Temos a tendência de nos apegar ao que está faltando. “se ao menos eu fosse mais magra”; “se eu tivesse um emprego melhor, ou um carro maior”; “se ao menos eu morasse próximo a uma área de lazer, que eu pudesse fazer caminhadas no final do dia.” 

Algumas vezes, perdemos a noção da realidade e o que é supérfluo passa a ser o centro das atenções e das frustrações. Conheço uma moça que o sonho era morar numa beira mar para poder caminhar todos os dias no final da tarde. Em dez anos que ela esta neste endereço só foi vista caminhando umas cinco vezes!

Antes de sair desejando, que tal fazer uma lista de tudo que aconteceu de bom até agora, desde pequenas situações até as mais significativas. Atenção, só podem entrar na lista as coisas boas.

2. Viva o Aqui e Agora

A maioria das pessoas já descobriu como é difícil viver no presente e que boa parte do tempo é desperdiçado lamentando o passado ou temendo o futuro.

Aprenda a curtir todos os minutos da sua vida e se você se organizar e tiver disciplina em cumprir suas metas você terá muito mais momentos de prazer do que você imagina e economizará tempo já que estará atento no que estiver fazendo. Ocasionará menos retrabalho, menos esquecimento e a sua percepção estará mais aguçada lhe proporcionando observar melhorias e oportunidades.

3. Estabeleça e escreva as suas metas para a nova fase.

Existe muita gente que não se sente realmente feliz nem tão pouco triste o suficiente para fazer algo a respeito.

Aproveite a vida e o tempo que lhe foi dado. Questione: Por que estamos aqui? Qual é o seu objetivo de vida? Quem você é? Quais as suas competências? Qual o seu maior dom? O que verdadeiramente lhe importa?

4. Foco em resultado

Tem que ter bola na rede para dizer que é Gol. Isto é, não adianta vir com aquele papinho “eu tentei, pena que não deu.” O universo recompensa o esforço, não as desculpas.

Crie indicadores para as várias áreas da sua vida e controle o seu desempenho para saber qual área merece atenção e quais decisões precisam ser tomadas.

Para isso muitas vezes você precisará estar disposto a fazer as coisas que não deseja fazer. Tenha em mente suas metas, o que você realmente deseja ser e ter. Use isso como combustível para enfrentar a inércia e os obstáculos.

Dê o seu melhor e o melhor virá!

5. “Planejamento sem ação é inútil, ação sem planejamento é fatal.”

No filme Senhor dos Anéis, Gandalf diz a Frodo “somente a você cabe decidir o que fazer com o tempo que lhe foi dado”, use o seu tempo a favor do seu crescimento pessoal e profissional.  

O dia de trabalho começa na noite anterior. Planeje e aja. Planejamento indica a habilidade de estabelecer e prover objetivos, definindo planos de ação, prazos e recursos necessários para uma determinada atividade. A ação é uma questão de “vontade”.

Há muitos estudos que mostram que pessoas que começam seu dia com algum tipo de exercício físico estão mais alertas e produtivas. Depois reveja a  agenda para o dia e defina as metas específicas para o que você precisa realizar antes do seu dia possa ser considerado completo.

6. Amadureça

Maturidade não tem haver com a sua idade, e sim com as responsabilidades que você assume, com o quanto você se conhece e se gerencia. Amadurece quem para de infantilmente querer que as coisas mudem para satisfazer o seu ego, mas sim modifica-se para ajustar-se à realidade.

Montaigne escreveu: “Há em nós mais vaidade do que infelicidade, mais tolice que malícia, mais vazio do que maldade, mais vileza do que miséria”.

Pare e reflita sobre as suas atitudes, o impacto que você causa nas pessoas que o cercam e nos resultados que vem alcançando. Faça uma análise crítica de quais melhorias você precisa fazer nas suas atitudes e na sua maneira de encarar o mundo. 

Tome a decisão de ser alguém melhor para você mesmo.

7. Busque a paz de espírito

Observe que as pessoas que tem paz de espírito possuem uma disciplina diária que as ajuda manter o equilíbrio. Algumas conseguem rezando, outras meditando ou caminhando ao ar livre, mas uma coisa é certa: Todas se permitem algum refúgio e ficam um tempo em silêncio.

Desejo a você que esta nova fase receba uma energia infinita e que você fique totalmente apaixonado pelo que faz, agregando valor a tudo e a todos os que passem por sua vida.

Que nestes novos dias e novos tempos, transbordem as alegrias e realizações!



Nenhum comentário:

Postar um comentário