“Com organização e tempo, acha-se o segredo de
fazer tudo,e fazer bem-feito.”(Pitágoras).
Em Administração, utilizamos um expediente
importado lá do Oriente, mais precisamente do Japão pós-guerra, chamado de
“5S”.
Este nome provém de cinco palavras japonesas iniciadas pela letra “s”: Seiri,
Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke.
Os cinco sensos constituem um sistema fundamental
para harmonizar os subsistemas produtivo-pessoal-comportamental,
constituindo-se na base para uma rotina diária eficiente.
Praticar os 5S significa:
· Seiri (senso
de utilização): separar as coisas necessárias das desnecessárias;
· Seiton (senso
de organização): ordenar e identificar as coisas, facilitando encontrá-las
quando desejado;
· Seisou (senso
de zelo): criar e manter um ambiente físico agradável;
· Seiketsu (senso
de higiene): cuidar da saúde física, mental e emocional de forma preventiva;
· Shitsuke (senso
de disciplina): manter os resultados obtidos através da repetição e da prática.
A aplicação dos 5S em uma empresa, em especial do
setor industrial, deve ser efetuada com critérios, inclusive com supervisão
técnica dependendo do porte da companhia.
Mas meu convite, neste instante, é
para você praticar os 5S em sua vida pessoal.
Aplique Seiri em sua casa e
em seu escritório.
Nos armários, nas gavetas, nas escrivaninhas. Tenha o senso
de utilização presente em sua mente. Se lhe ocorrer a frase: “Acho que um dia
vou precisar disto...”, descarte o objeto em questão, pois você não o
utilizará.
Pode ser uma roupa que ganhou de presente ou comprou por impulso e
nunca a vestiu, por não lhe agradar o suficiente, mas que acalentará o frio de
uma pessoa carente. Podem ser livros antigos, hoje hospedeiros do pó, que
contribuirão com a educação de uma criança ou um jovem universitário. Seja
seletivo.
Elimine papéis que apenas ocupam espaço em seus arquivos, incluindo
revistas e jornais que você acredita estar colecionando.
Organize sua geladeira
e sua despensa – você ficará impressionado com o número de itens com prazo de
validade expirado.
Na próxima fase, passe ao Seiton.
Separe
itens por categorias, enumerando-os e etiquetando-os quando adequado. Agrupe
suas roupas obedecendo a um critério pertinente a você, como por exemplo,
dividir vestimentas para uso no lar, daquelas destinadas para trabalhar, de
outras utilizadas para sair a lazer.
Organize seus livros por gênero (romance,
ficção, técnico etc.) e em ordem de relevância e interesse na leitura. Separe
seus documentos pessoais e profissionais em pastas, uma para cada assunto
(água, luz, telefone...).
Estes procedimentos lhe revelarão o que você
tem e atuarão como “economizadores de tempo” quando da busca por um objeto ou
informação.
Com o Seisou, você estará promovendo
a harmonia em seu ambiente.
Mais do que a limpeza, talvez seja o momento para
efetuar pequenas mudanças de layout: alterar a posição de alguns móveis,
colocar um xaxim na parede, melhorar a iluminação.
Agora, basta aplicar os últimos dois sensos já
mencionados, o Seiketsu, que corresponde aos cuidados com
seu corpo (sono reparador, alimentação balanceada e exercícios físicos), sua
mente (equilíbrio entre trabalho, família e lazer) e seu espírito (cultive a
fé) e o Shitsuke, tão simples quanto fundamental, e que
significa controlar e manter as conquistas realizadas.
Faça isso e eu desafio você a encontrar a harmonia
e a produtividade em seu lar e em sua vida pessoal!
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