Para muitas pessoas, o importante é
ganhar dinheiro.
Para
outras, fazer negócios, estar na mídia, ter sucesso é fundamental.
Para
outras ainda, um misto de dinheiro e mídia é o sonho.
O texto
que ora divido com você leitor são regras simples, mas essenciais para bons
negócios. De nada adianta neste espaço reservado a negócios e mercado não
brindarmos com o sucesso daqueles que já o conquistaram, posto que estes sabem
como chegar lá.
Vale a
pena a leitura e reflexão em cada um dos pontos mencionados.
A ética e
a simplicidade na Vida e nos Negócios - Naguib
Sawiris.*
Meus pais
ensinaram-me desde pequeno que os bons negócios se fazem com simplicidade e que
existem algumas coisas fundamentais a serem seguidas para se efetuar qualquer
tipo de transação. Hoje comprovo isso todos os dias.
1) Sua
palavra deve valer mais que qualquer papel assinado
Faça valer
isso. Mesmo que não tenha assinado nada, cumpra sempre o que prometer. Não
importa. Se você falou, vá até o fim. Credibilidade não é algo comprado ou
construído da noite para o dia. Portanto, construa uma história no que se
refere a sua forma de pagar as contas e as promessas.
Existe uma
regra na cultura árabe que diz mais ou menos assim: ”Antes de fazer qualquer
transação, trate claramente a forma de pagamento e os juros. Quando do
vencimento, pague em dia e não fique se queixando sobre os juros“. Pessoas
que não mantêm sua palavra, não merecem uma segunda chance, e isso será sempre
lembrado quando você tiver que utilizar a rua para voltar.
Em
comércio, quem faz errado uma vez vai fazer de novo
2) Trate
de fazer negócios somente com pessoas confiáveis ou que você tenha possibilidade
de ter uma análise histórica do comportamento delas
Principalmente,
não seja “você” a pessoa não-confiável. Eu sempre digo que “duas cobras dentro
de um cesto, chega uma hora em que uma morde a outra”.
Se você
tem dúvidas sobre a idoneidade da pessoa ou empresa com quem está fazendo algum
tipo de negócio, cancele. Não leve adiante, pois ainda dá tempo de não cometer
esse erro. Alguém que já enganou outra pessoa não pensará duas vezes em cometer
o mesmo ato com você.
3) O
que você tratar, cumpra até o último centavo, e não reclame depois de haver
feito mal negócio
Procure
estabelecer as regras claramente antes de fechar qualquer transação. Nada
impede que tenha de se fazer ajustes futuros por acidentes de percurso, mas
isso é simples: pense como se você fosse a outra parte. Tudo se consegue
conversando e, principalmente, utilizando as palavras certas.
Quando
você for o credor, exija somente o que é seu. Nunca cobre um centavo além do
combinado ou dos juros de mercado. Arrumar valores de última hora, não é uma
atitude correta.
Repare
que, aos poucos, você também vai estudando a forma como as pessoas lidam com
finanças e quais as que valem a pena fazer novos negócios, quais não. Você vai
vivenciar isso muitas vezes, assim como eu vivenciei! Hoje conheço exatamente
com quem NÃO fazer negócios.
4) Nunca,
em hipótese alguma, faça transações que você saiba ter algo ilícito
Fazer
negócios envolve caráter: seu e da pessoa com quem você estará lidando. Se não
aconteceu a reciprocidade depois de concluída a transação, provavelmente você
não levou a sério os itens anteriores.
Transações
ilegais trazem um lucro absurdo e lhe concedem, num primeiro momento, vantagem
financeira. Mas é preciso pensar nos riscos e nas consequências que isso
acarreta.
Se você
tem vocação para esse tipo de caráter, comece a pensar em mudar e vencer esse
padrão, antes que seja tarde demais. Os infortúnios não acontecem somente com
os outros.
5) Em
negócios, a razão deve predominar no lugar da emoção
É comum as
pessoas colocarem o sentimento na frente dos negócios. Você compra um carro,
por exemplo, e já se imagina dentro dele, dirigindo e ouvindo música, e acaba
se esquecendo de ver diversas coisas importantes (preço acima da tabela,
opcionais desnecessários, valor de seguro, etc.). Se houver opção melhor, você
não a enxerga, pois sua emoção quer aquele carro, aquela cor e aqueles
opcionais.
Qualquer
negociação tem que ser isenta de sentimento. Tem dinheiro envolvido, leve a
transação muito a sério.
Outro
fator importante: ao comprar, procure ser justo(a); pague o preço que o bem
vale para você.
6) Qualquer
transação tem que ser boa para ambos os lados
Em
negócios, não existe o termo “levar vantagem”; isso por si só, significa que
alguém perdeu. Pense o seguinte: assim como você quer fazer uma transação
que lhe garanta bons frutos, a outra parte também quer.
Acostume-se
a fazer bons negócios de maneira que ambos saiam satisfeitos sempre. É
possível encontrar um ponto que ambos saiam lucrando. Lembre-se você está
construindo um histórico comercial.
Aproveitar-se
quando pode de um lado mais fraco, demonstra que você não tem muita intimidade
com sua consciência. Seja integro (a). Você só tem a ganhar a
longo prazo.
Não tente
espoliar ninguém, principalmente artistas e artesãos. Não pense: “ele precisa
de dinheiro, então vou fazer baixar bem o preço”. Essa não é uma forma correta
de fazer negócios. Gostou de um produto? Pergunte: “Você faz um preço
melhor?” E só! Valorize o ser humano.
Vamos a um
aparte: No Egito, é comum a pechincha por horas a fio. Trata-se de
uma atividade cultural. É claro que, em se tratando de Egito, é outra
estória!
7) Escolher
corretamente seus parceiros para negócios, é garantia de sossego.
Não se
assuste, mas a proporção de gente que não é confiável em negócios é de 10 para
1. Evite ser você um dos 9.
Escolha
sempre pessoas que foram recomendadas e vá criando uma rede de confiabilidade.
Comprar no
escuro, com pessoas que se mostram extremamente agradáveis, é ligeiramente
suspeito. Converse com amigos e peça indicações.
8) A
sua personalidade fala alto, cuidado!
Se você
foi bem atendido num estabelecimento comercial agradeça a quem lhe atendeu, se
possível, elogie o funcionário ao super hierárquico, dê gorjetas, seja
generoso.
Qualquer
valor que você receba “a mais” ou que tenha sido pago a você por algum engano
de cálculo, faça questão de devolver, independente de quanto seja.
9) Se,
de alguma forma, você dá um prejuízo para alguém, pague por ele e nem discuta!
Um filho
seu derruba um produto num supermercado e quebra. Você procura o gerente para
pagar o prejuízo? Ou você vai dar ré no seu carro e quebra um farol do carro de
um velhinho. Você tenta convencê-lo de sua inocência ou saca o talão de cheques
para pagar o prejuízo? É uma questão de honra. Não importa a situação, se você
errou, assuma o erro e pague por ele!
10) “Pague
para não ter dor de cabeça“
Essa é a
opção que você vai lembrar-se sempre na vida: o barato sai caro. Falando claro:
nunca opte pela economia-burra (a tal “economia na base da porcaria”). Se tiver
que dispor de um pouco a mais para ficar tranqüilo (a), nem pense duas vezes.
Vamos a
alguns exemplos atuais:
a) Em
viagem de turismo a país subdesenvolvido, você deixa o carro estacionado e vem
um sujeito pedir para tomar conta (???). Você é literalmente contra isso, e eu
também, mas compensa você discutir por alguns trocados a mais? SEMPRE valerá a
pena pagar para não ter dor de cabeça.
b) Tem uma
fila imensa com 50 pessoas para um show e o ingresso custa $ 40. Aparece uma
pessoa querendo vender o dela (você percebe que é verdadeiro). Ela pede $ 45.
Você espera as 50 pessoas na fila ou paga para não ter dor de cabeça? É bom
lembrar que, às vezes, por chegar 10 minutos atrasado, você poderá assistir ao
show num lugar horrível!
c) Um
produto original custa um valor numa loja e existe garantia da marca, mas você
insiste em comprá-lo por 1/5 do preço no mercado negro (seja o que for: uma
roupa, um eletrônico, um brinquedo). Deu defeito, você reclama com quem? Vai se
arriscar ou é melhor pagar para não ter dor de cabeça?
Você
também vai perceber isso muitas vezes em sua vida daqui para frente: vale
esperar? Vale sofrer? Vale discutir?
11) Nunca
deixe que uma transação tire seu tom amistoso e sua classe
Acidentes
de percurso são comuns durante uma transação, principalmente se é sua primeira
vez.
Perder a
classe e o tom amistoso não justifica. Mantenha o equilíbrio e lembre-se: a
razão acima da emoção. É horrível fazer negócios com pessoas de gênio instável
ou que não conseguem manter o bom humor.
12) Ao
perguntar o valor de um bem, não faça comentários e nunca desvalorize a
mercadoria ou o vendedor
Se você se
interessou, faça o negócio. Se não, agradeça e procure outro.
Não é
agradável para quem está vendendo algo ouvir críticas sobre seu bem. É um
desgaste desnecessário tecer comentários sobre um produto e, principalmente,
menosprezá-lo. Você poderá estar fazendo um negócio de forma racional, mas a
pessoa pode estar fazendo de forma sentimental, lembre-se disso. Não menospreze
nem o bem nem a pessoa, nunca!
Já houve
casos em minha vida em que não fiz negócios, num primeiro momento, com
determinada pessoa. Anos depois, pela forma com que a tratara, ela me indicou
para outros negócios interessantes, que jamais teriam aparecido se a tivesse
tratado mal.
Eu sempre
digo que se você quer conhecer o caráter de um homem, leve-o a um restaurante e
veja como ele trata o garçom. Pela maneira como ele se dirigir a ele,
você saberá se ele tem classe ou é um bom negociador.
13) Em
hipótese alguma, faça jogo duplo ou negócios com duas pessoas ao mesmo tempo
esperando poder escolher “na última hora”, o melhor deles.
Vai
acontecer, em algum momento de sua vida, de você ter a mesma transação com duas
pessoas ao mesmo tempo. Não leve isso adiante.
Escolha
quem você acredita ser mais viável e descarte a outra possibilidade. Jogo duplo
tira seu foco, cria ansiedade, indecisão e sempre acaba deixando alguém numa
situação de desconforto. Além do mais, não é correto fazer jogo duplo.
Negócios interessantes não se resolvem de última hora; levam um tempo de
maturação. Esse tempo é necessário para fazer os ajustes.
14) Discutir
por diferenças mínimas é sinal de mesquinharia e mediocridade.
Pior que
isso, é sinal de saldo baixo. Faça negócios por prazer. Atente para o objetivo
final e não para as picuinhas do percurso. Veja o que realmente vale a pena.
Pequenas diferenças financeiras não valem uma discussão. Você não estará
bancando o perdulário, mas estará agindo de forma inteligente.
“Quanto
mais você corre atrás de pequenas coisas, as grandes lhe passam despercebidas!”
15) “Perde-se
de um lado, ganha-se de outro“
Evite
pensar que você saiu perdendo ou encontrar formas de se auto-proclamar
derrotado(a).
“Se houve
perda num negócio, ela com certeza será compensada em outro.”
Muitas das
transações que fiz na vida, o resultado positivo não veio na primeira, segunda
ou terceira vez. Aconteceu de forma multiplicada em outras vezes. Portanto,
lembre-se sempre desse ditado e não se chateie.
16) Dívidas
foram feitas para serem saldadas, não para serem esquecidas ou menosprezadas.
A pior
coisa que existe é alguém que lhe deve algo, passar do outro lado da rua,
porque sabe da dívida, mas não tem cara para olhar você de frente. É humilhante
isso, para ambos!
Portanto,
assuma sempre quando dever e informe a seus devedores que você está programando
o pagamento. Melhor ainda, ofereça uma programação de quando irá saldar o que
deve. Isso oferece perspectiva e lhe dá credibilidade. Evidente que no momento
acordado, você deverá virar o mundo para manter sua palavra.
17) A
confiabilidade em você, move montanhas. Nunca menospreze ninguém comercialmente.
Quando
você constrói sua credibilidade, o mundo gira diferente. Fazem questão de
manter negócios com você. O mundo vem à sua porta e todos lhe concedem muitas
regalias, pois você possui um bem inestimável: confiabilidade. Mas saiba
administrar esse bem, pois na hora que lhe faltar dinheiro, ele ainda lhe valerá
muito.
Já tive
oportunidade de colher frutos, 30 anos depois, de alguém que conheci quando era
jovem, num ramo que para mim não dizia nada. Voltamos a nos encontrar e hoje
fazemos grandes negócios.
Comércio é
mesmo uma rua de duas mãos. Uma hora você vai, outra hora você volta pela mesma
rua, não importa o tempo. Cuide bem dessa estrada!
18) Seja
único(a) e não fale por trás
Tem um
ditado árabe que diz: “Aquele que fala mal de outras pessoas na tua
presença, falará mal de ti na tua ausência“. Pessoas que falam por trás,
falam de todo mundo. Falar mal é um vício. É uma atitude negativa que se você
deixar, senão, quando menos perceber, terá tomado conta de você. Comercialmente
isso não é bom.
Seja tão
confiável ao ponto de imaginar uma câmera lhe filmando o tempo todo sem que
você tenha medo de saber que todos estão vendo suas atitudes. É uma questão de
estar em paz consigo mesmo(a).
19) Nunca,
mas nunca mesmo, faça negócios com amigos ou parentes (nem empreste ou tome
absolutamente nada emprestado!)
Esta é uma
sugestão que vale para sempre: nunca tente esta modalidade. Fuja mesmo!
Chega a
ser um paradoxo: as pessoas com as quais você possui laços familiares ou
aquelas mais próximas, que deveriam ser as mais confiáveis para fazer
transações, são as que normalmente causam os maiores dissabores quando a
situação envolve finanças.
Só quem já
teve essa experiência pode dizer como é. Tem um ditado árabe que diz: “Se
você tem um amigo, nunca empreste ou tome-lhe nada emprestado; você perderá os
dois“.
Sociedade
então, nem pensar! Mantenha seus amigos como seus amigos; e seus parentes, no
lugar de seus parentes. Dessa forma, você será sempre querido por eles.
20) Ansiedade
prejudica as transações.
Existem
pessoas que são ansiosas para tudo. Procure sempre o equilíbrio. Aja com
tranqüilidade.
Tudo tem
um tempo para acontecer, e vai acontecer, se você fizer a ação necessária. Não
deixe que sua ansiedade fale alto quando precisar de equilíbrio e bom senso.
Lembre-se
que realizar um sonho só depende de suas atitudes.
Hoje você
já vive a realização de muitos sonhos do passado. Se você olhar para tudo o que
tem, perceberá que um dia sonhou com cada uma daquelas coisas ou situações. A
ansiedade, só tirou a sua saúde dias antes de você obter cada um deles, seja um
carro ou uma moradia.
Mantenha
sempre a serenidade.
21) Qualquer
transação dependerá do seu conhecimento e da sua noção com relação ao bolso.
É
fundamental você ter conhecimento e noção dos seus ganhos (faça tabelas) e
sempre trabalhar com margem de segurança (no mínimo 20%). Trabalhar no limite é
perigoso e tira seu sossego. Gastar o que ainda não ganhou com cartões de
crédito é outra armadilha. Os tempos mudaram.
Procure
sempre guardar dinheiro, mínimo que seja. Só faça negócios com dinheiro em
caixa. Caso contrário, seu travesseiro será seu psicólogo por muitas noites.
22) Fazer
bons negócios não se trata de sorte, mas sim de uma conduta disciplinada e
honesta em todo o percurso.
Quando
falo em disciplina, quero dizer que é fundamental você saber exatamente do que
“realmente” precisa.
Planeje
sempre os pagamentos dos próximos 6 meses e conheça os “vãos” (períodos em que
dá para gastar um pouco mais, pois as despesas fixas diminuem).
A compra
por impulso não é uma dádiva dos deuses, mas sim uma maldição dos faraós.
Quando você percebe, já comprometeu sua vida com trabalho.
23) O
caráter, adquirido durante toda a vida, aparece claramente em todos os seus
negócios.
Desde
pequenos, através da formação que recebemos nos laços familiares, aliado as
nossas experiências e formas de lidar com as crises e as pessoas que nos
cercam, desenvolvemos nossa índole.
Essa
tendência especial aparece como um raio-X para quem nos cerca. As pessoas que
não sabem o porquê de suas vidas nunca estarem no prumo, de as dificuldades
estarem sempre latentes, e de seu convívio social viver em conflitos
constantes, devem buscar em seu temperamento a resposta. O caráter é
moldado durante toda uma existência. Além de tudo, ele é sua constituição
moral. Para alterá-lo, pelo mínimo que seja, é necessário uma boa vontade
ímpar: fundamentalmente, decisão pessoal, abertura e querer ser alguém melhor.
Todos os
dias, em todos os momentos e lugares, de alguma forma, estamos fazendo
negócios.
Sabendo
disso, é interessante construir seu dia-a-dia para viver bem e cada vez melhor.
Não tenha
dúvidas: se você tem um carro, precisa ter seguro; se você tem uma família,
precisa de um plano de saúde; se você tem uma boa casa, precisa de alarme e
segurança nos muros. Nossa vida funciona dessa forma, como um jogo de xadrez:
jogada após jogada. Por conseqüência, você terá que aperfeiçoar essa técnica e
fazer disso uma habilidade permanente. Aprender a desenvolver boas operações
comerciais é um aprendizado diário.
A maioria
das pessoas não tem noção ética de como viabilizar seus negócios porque ninguém
nunca lhes disse que tipo de comportamento assumir para ser um bom negociador.
Muitas
vezes, fazem uma ou outra transação por pura sorte e acreditam que essa mesma
sorte favorecê-las-á sempre. Não funciona assim!
Durante
minha vida, aprendi isso todos os dias, e, por esse motivo, procurei passar um
ponto de partida para você que leu este artigo.
Acredite,
o ato de comerciar é um comportamento aprendido e precisa ser desenvolvido ao
longo dos anos.
*. Naguib Sawiris é um dos homens mais ricos do mundo, muçulmano convertido
ao cristianismo, líder político egípcio, filho mais velho do bilionário Onsi
Sawiris, ele ensina como a ética é fundamental para vencer na vida e nos
negócios.
Fonte:
Recebido por email.
Se você
achou óbvia estas regras, parabéns, estás no caminho certo.
Para
alguns, contudo, tenho certeza que algumas destas regras pareceram ser
“idiotas” ou “pouco espertos” no mundo dos negócios.
Para
estes, afirmo com serenidade: Tudo que sobe, um dia desce. A sua fama no
mercado, bem como suas atitudes são o resultado de suas ações.
Como afirmou Maximus Meridius: “O que fazemos na vida, ecoa pela
eternidade”.
Fazer
negócios não significa burlar regras ou ganhar dinheiro fácil. Bem pelo
contrário.
Significa
ter relacionamentos estáveis, entre pessoas de bem, que gerem resultados por
todos estarem na mesma sintonia, buscando relações de ganha-ganha e mais,
baseados na confiança de produzirem não apenas um bom negócio, mas o início de
negócios para toda uma vida.
Pense com
carinho nas suas atitudes e verifique seus resultados. A conexão entre fazer e
obter é natural.
#Ficaadica
Gustavo
Rocha: Sócio da GestãoAdvBr – Consultoria em Gestão e Tecnologia Estratégicas; Sócio
da Bruke Investimentos
Contato
integrado: gustavo@gestao.adv.br [Email, Skype, Gtalk, Twitter, LinkedIn,
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