Cresça profissionalmente dentro da empresa.
Destaque-se. Recicle-se se necessário e almeje a eficiência. Tenha espírito
solidário e colaborativo. Adicione obediência, probidade, caráter impoluto. Com
esses ‘temperos’ você melhorará o seu currículo e com ele a sua vida.
Disciplina é sinônimo de eficiência;
eficiência é sinônimo de produtividade; produtividade, por sua vez, é sinônimo
de lucratividade. Logo, não há boa lucratividade com indisciplina, seja em que
segmento da vida for. Isso é inconteste.
Empresas onde líderes
ordenam e liderados desobedecem são empresas fadadas ao insucesso. Como pode um
ambiente de trabalho manter-se produtivo se ali se instalar uma Torre de
Babel? Como haver um bom fluxo de trabalho se o líder fala e sua voz não é
ouvida ou é distorcida? Há que todos falarem o mesmo idioma, se entenderem,
haver sinergia entre os pares, obediência às regras, respeito à hierarquia, aos
colegas e disciplina operacional. Ressalte-se que esses quesitos, além de serem
impulsores de faturamento e lucros, são itens que integram os padrões ISO
(International Standardization for Organization), pois permitem aumentar o grau
de segurança e reduzir, em contraponto, o número de acidentes de trabalho. E,
de forma indireta, há o acréscimo de um percentual na conta “lucros” ao final
do exercício, advindo desse quesito.
Seja do pedido do cliente
à execução do serviço, do início do processo da matéria-prima ao produto final,
da portaria de descarga ao depósito e do depósito às prateleiras de vendas, há
um caminho lógico e racional a ser percorrido; e esse caminho é reto e plano,
sem desvios ou ressaltos. Esse é o “percurso da eficiência (‘Cadeia de
Valor’)”, ou seja, os bens e insumos chegam mais rápido à área de processamento
e estoques – e por consequência ao faturamento.
A disciplina constante é
qual uma mola-mestra incansável, que se retrai e se expande empurrando para a
frente os negócios. Qualquer entrave na flexibilidade dessa mola, lá na ponta,
imprevistos poderão ocorrer. E esses imprevistos resumem-se em produtos mal
acabados, com defeito, excesso de sobras e desperdícios; mercadorias
empoeiradas, vencidas, danificadas ou mal expostas na área de vendas; serviços
executados com atraso, baixa qualidade ou imperfeição, etc. E daí decorrem
trocas, substituição de peças e componentes, refazimento de serviços, gerando
perda de clientes, altas de custos, prejuízos... Essas práticas empresário
algum deve registrar nos seus negócios, pois é um retrocesso na escala
produtiva e nos lucros.
Devemos considerar a
disciplina como um item a estar presente na empresa como parte integrante do
produto final. Ela é um facilitador indispensável para os desafios do dia a dia
e para aqueles que buscam o primor e a plena eficiência dos trabalhos.
Discipline, pois, e discipline-se!
Inácio Dantas
do livro (c) "Como se tornar um
líder de Alto Impacto"
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