Competências profissionais são
elementos base que irão sustentar toda estratégia de marketing pessoal, avalia
consultor.
Saber fazer um bom marketing pessoal é
um dos elementos que ajudam muitos profissionais a se destacarem dentro das
empresas, mas é importante que o indivíduo primeiro aprimore suas habilidades
antes de se projetar ou, caso contrário, o resultado fatalmente será negativo.
O consultor e professor de estratégias
de comunicação e marketing, Mario Persona, afirma que o profissional tem de
primeiro desenvolver seu "produto", ou seja, competências, habilidade
e conhecimento, pois esses elementos serão a base que irá sustentar toda a
estratégia de marketing pessoal.
Um passo de cada vez
Segundo Persona, os profissionais normalmente querem seguir o caminho mais fácil e rápido, como aumentar a rede de relacionamentos, participar de redes sociais, promover sua marca e participar de eventos. Mas o consultor avisa que “criar meios de promoção, quando o fruto ainda não está maduro, só irá criar uma percepção ruim no mercado”.
O ideal é que o profissional seja o mais
discreto possível até aprimorar as suas competências. É mais interessante
correr atrás de projeção dentro da empresa, quando se está seguro de seus
conhecimentos e capacidades técnicas, mesmo porque, conforme avalia a
consultora em etiqueta e marketing pessoal, Ligia Marques, “mais cedo ou mais
tarde seus conhecimentos serão postos em cheque”.
É importante também que o próprio
gestor da equipe saiba diferenciar aqueles que têm competência daqueles que são
apenas experts em marketing pessoal. Equívocos nesse sentido podem comprometer
muito a marca da empresa.
Humildade e firmeza
Para quem já trabalhou e desenvolveu
suas habilidades e competências e pretende aprimorar o marketing pessoal,
Persona recomenda que o melhor caminho é “desenvolver uma atitude de querer
ajudar as pessoas de alguma forma”.
Além disso, diz ele, “uma mescla de
humildade e firmeza faz bem ao marketing pessoal”. Humildade é importante,
pois, se a intenção é que as pessoas em seu ambiente profissional aceitem e
respeitem você e seu trabalho, é preciso estar disposto a conhecê-las. “A
humildade me faz acessível aos olhos de quem desejo como cliente”, avalia
Persona.
A firmeza, por sua vez, é necessária,
pois é essencial que você confie no trabalho que faz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário