Liderança é um assunto que gosto muito. Neste artigo,
pretendo colocar algumas considerações gerais sobre o tema. Uma definição que
me chama muito a atenção sobre liderança é a seguinte:
"Liderança é a forma de direção baseada no prestígio pessoal e na aceitação dos subordinados, facilitando a visão das pessoas como colaboradores e a adesão aos objetivos, às políticas e à missão da empresa".
"Liderança é a forma de direção baseada no prestígio pessoal e na aceitação dos subordinados, facilitando a visão das pessoas como colaboradores e a adesão aos objetivos, às políticas e à missão da empresa".
A palavra "subordinados", que aparece na
definição acima, é referente às pessoas que estão sendo lideradas e aceitam a
liderança de, pelo menos, uma pessoa do grupo. Gosto também muito da definição
de liderança encontrada no livro "O Monge e o Executivo":
"É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum".
"É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum".
Eu acredito que o líder indica o caminho para a pessoa
seguir, e não que fará ou encontrará o que fazer para o subordinado ou
liderado, mas sim aconselhará, apoiará e ajudará a pessoa em suas descobertas,
evolução e na conquista de seus objetivos. Fará com que o grupo todo atinja
seus objetivos, determinados por todos os participantes, e o líder ajudará na
coesão e na motivação das pessoas em busca destes objetivos pessoais e
organizacionais.
Uma passagem que creio ser muito interessante
encontra-se no livro "O Diário de um Mago", do escritor Paulo Coelho.
Faço referência sobre a parte do livro que descreve quando Petrus, que fazia o
"Caminho de Santiago" com Paulo Coelho, deixava entender que ele,
Petrus, acompanhava e mostrava o caminho para o seu "liderado". Mas,
não podia mostrar a "espada" (que o protagonista do livro, Paulo
Coelho, procurava encontrar fazendo o Caminho de Santiago, sendo este o
objetivo da sua busca), isso era de entendimento dele e somente dele (Paulo
Coelho). Petrus poderia auxiliar, mas não fazer o caminho e as descobertas pelo
seu liderado.
Ou seja, o liderado deve seguir seus caminhos e atingir
seus objetivos sendo incentivado e auxiliado quando preciso pelo líder. Mas o
líder não fará os trabalhos do liderado, não tomará o lugar dele.
Acredito que todos nós somos, em determinados momentos,
líderes e liderados. Podemos sim desenvolver a liderança e aplicá-la em nossas
atividades, seja no trabalho, na família ou em outros grupos sociais. Para
sermos administradores ou líderes mais eficazes, podemos desenvolver três
habilidades:
Técnica: utilizar conhecimentos, métodos, equipamentos etc. necessários para realizar tarefas específicas através de sua instrução, experiência e educação.
Humana: consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e suas motivações, e aplicar liderança eficaz.
Conceitual: habilidade de compreender as complexidades da organização e o ajustamento dos indivíduos nesse ambiente, fazendo com que as pessoas sigam os objetivos de modo eficaz e não que essas pessoas apenas sigam objetivos pessoais e imediatos, mas que estejam também comprometidas com o propósito e com a missão da empresa ou da organização.
Existem alguns tipos de liderança, que mais adiante colorei algumas breves explicações; mas de forma geral, podemos atribuir algumas características para um líder:
Técnica: utilizar conhecimentos, métodos, equipamentos etc. necessários para realizar tarefas específicas através de sua instrução, experiência e educação.
Humana: consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e suas motivações, e aplicar liderança eficaz.
Conceitual: habilidade de compreender as complexidades da organização e o ajustamento dos indivíduos nesse ambiente, fazendo com que as pessoas sigam os objetivos de modo eficaz e não que essas pessoas apenas sigam objetivos pessoais e imediatos, mas que estejam também comprometidas com o propósito e com a missão da empresa ou da organização.
Existem alguns tipos de liderança, que mais adiante colorei algumas breves explicações; mas de forma geral, podemos atribuir algumas características para um líder:
- Humildade: saber posicionar-se como um membro do
grupo, não demonstrar arrogância nem superioridade forçada. Ser simplesmente
humilde.
- Comunicação: saber ouvir atentamente o grupo e,
se preciso, escutar particularmente cada uma das pessoas (ouvir não somente com
os ouvidos, mas demonstrar atenção e paciência ao escutar as pessoas). Saber
posicionar-se, falar e pronunciar no momento adequado. Dar retorno, suporte,
apoio e feedback sempre que necessário, seja para elogios, orientações,
críticas etc.
- Motivação e entusiasmo: líderes são exemplos e
espelhos para os demais membros do grupo de trabalho. O líder deve tomar a
iniciativa e demonstrar motivação, entusiasmo, responsabilidade e coerência com
aquilo que faz e determina. O líder deve pensar em como influenciar
positivamente o ambiente, em busca dos objetivos pretendidos.
- O líder deve buscar Respeito perante o seu
grupo, seja dos subordinados para com ele, seja do líder em relação ao grupo, e
entre os participantes da equipe.
- Prezar pelo bom relacionamento e desenvolver/construir
uma conexão com as pessoas também é uma habilidade importante para o
líder. Demonstrar carisma, segurança e credibilidade é importante para
construir um melhor relacionamento e influenciar positivamente a equipe.
- O líder também deve desenvolver habilidades
para Resolver Conflitos, envolvendo respeito, imparcialidade, cortesia,
empatia, carisma e etc.
- Assertividade: é a habilidade de fazer
afirmações dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças
de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não
violar o direito das outras pessoas. Característica fundamental para a
liderança.
- Flexibilidade: o líder deve ser flexível para
adequar seu estilo de liderança dependendo da situação ou do momento, além da cultura
do ambiente e do grupo de trabalho. Abaixo coloco alguns tipos de
líder/liderança que podemos encontrar, e que o líder poderá usar quando
necessário:
a) Estilo Autocrático: tendência à centralização das
decisões, líder mais enérgico, controlador, relação mais distante com os
membros do grupo e colaboradores. Pode ser mais usado em situações de
emergência, quando há pressão do tempo ou quando o líder tem maior conhecimento
ou é quem domina mais o assunto.
b) Estilo Democrático: Tendência para um líder mais
participativo, que descentraliza e decide com o grupo os principais assuntos. É
mais receptivo às sugestões e às críticas. Oferece maior apoio e orientação.
Realiza reuniões, estimula as relações interpessoais e busca maior motivação e
integração da equipe. Considera-se membro do grupo. Usar quando o grupo for
mais integrado, desenvolvido e capaz (habilidades técnicas e interpessoais) de
tomar iniciativas e decisões.
c) Estilo Liberal: Sendo mais consultivo, o líder
permite que o grupo tome, por si, as decisões. Reconhece o conhecimento e a
capacidade dos colaboradores e do grupo, incentivando a integração dos membros
da equipe. Usar este estilo em grupos mais maduros ou em equipes bem integradas
e experientes, que não necessita de um acompanhamento de perto do líder, que
será consultado e aconselhará o grupo quando solicitado.
Já finalizando o texto, deixo para reflexão a seguinte
colocação. Há dois tipos de líderes que podem ser mais apropriados:
- Aqueles que crescem com a empresa e se autodesenvolvem e;
- Aqueles que têm habilidade especial para despertar energia e entusiasmo.
- Aqueles que crescem com a empresa e se autodesenvolvem e;
- Aqueles que têm habilidade especial para despertar energia e entusiasmo.
Lembro que não há um melhor estilo, há sim o estilo
mais adequado para uma situação ou momento, dependendo também da cultura
organizacional e das características dos colaboradores.
Boa liderança para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário