quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dicas aos Candidatos

Muitos candidatos, que já participaram de processos seletivos conduzidos por mim, me pedem dicas sobre “o que fazer” e “não fazer” nas seleções.
Então, elaborei as dicas, a seguir, com base em situações reais, que vivenciei durante a condução das seleções.
Espero que possa aproveitá-las!
Situação real 1: Muitos candidatos enviam e-mails totalmente em branco somente com o currículo anexado. E a apresentação profissional? Muitos consultores de RH deletam estes e-mails e, consequentemente, os currículos anexados, devido a estranheza de se receber um e-mail em branco, sem qualquer texto de apresentação. Dica: Ao encaminhar seu currículo, redija um texto objetivo (4, 5 linhas) informando seu nome, objetivo profissional (área de atuação que deseja trabalhar), dados de contato (fone e e-mail) e mencionando que o currículo encontra-se anexado (lembrando da importância de anexá-lo realmente!).
Situação real 2: Na divulgação de vagas, solicito que o currículo seja encaminhado com informações sobre última remuneração e remuneração pretendida, mas 90% dos candidatos não informam. Dica: É fundamental atender corretamente as orientações de encaminhamento de currículo veiculadas no anúncio. Atender estas orientações significa que o candidato é atento e que cumpre eficientemente as tarefas. Muitos consultores de RH deletam os e-mails que não possuem as informações solicitadas.
Situação real 3: Muitos candidatos ficam inseguros quanto ao valor que devem mencionar como remuneração pretendida. Dica: Considerando que é importante citar valores (números) e evitar ao máximo a expressão “a combinar” (que é superficial), recomendo esta maneira: “ a minha última remuneração foi X e a minha remuneração pretendida é Y, mas estou aberto à negociações (ou gostaria de conhecer a proposta da empresa)”. Vale ressaltar que a diferença entre X e Y não deve ser alta.
Situação real 4: Tem candidatos que encaminham currículo, afirmando interesse por uma oportunidade profissional e, quando entro em contato, me informam que “não tem interesse mesmo tendo os requisitos” ou que “ainda não é o momento de buscar nova colocação”. Então, por que encaminhou o currículo? Dica: É importante encaminhá-lo somente se você tiver real interesse pela vaga e empenhado na busca por nova colocação. Responder anúncios desinteressadamente, podem gerar contatos desnecessários e até embaraçosos, além de comprometer a imagem profissional.
Situação real 5: Recebo currículos desatualizados que citam experiência profissional ocorrida até 2005, 2006, 2007. E os últimos anos? Quando questiono o candidato, o mesmo comenta que fez trabalhos sem registro durante os últimos anos, acreditando que não devem ser citados no currículo por não terem sido sob a CLT. Dica: O currículo tem por objetivo citar toda a sua experiência e histórico profissional, independente da forma (CLT, autônomo, PJ) e prazo de contratação (efetivo ou temporário). Portanto, elabore um currículo completo para que seja avaliado corretamente pelo consultor.
Situação real 6: Recebo currículos com fotos não condizentes com o âmbito profissional. Exemplo: uma roda de amigos (neste caso, tenho que adivinhar qual deles é o candidato em questão), na praia, num casamento (mostrando taça de champagne), num rodeio, numa festa, num carro, de perfil e, na maioria das vezes, com roupas informais. A maioria dos consultores de RH deletam estes currículos, por avaliarem má apresentação profissional do candidato. Dica: Não é obrigatório anexar foto no currículo, somente se solicitado. Se solicitado, esta DEVE ser igual a uma 3x4, ou seja, somente do rosto e que mostre, mesmo que pouco, roupa condizente ao âmbito profissional (homens: terno de tom escuro; mulheres: blusa sem decote e cores sóbrias).

Situação real 7:
 Muitos candidatos panfletam intensamente seus currículos. Panfletar significa que respondem anúncios de diferentes áreas de atuação. Muitos destes ainda colocam o nome da vaga divulgada no campo “Assunto” numa tentativa de ter o seu currículo lido desesperadamente - Exemplo: Assunto: “Consultor Comercial” (que foi a vaga divulgada). Currículo recebido: de profissional de comércio exterior, engenheiro, geólogo, secretária e assim por diante. Dica: Responda somente os anúncios de vagas de sua área de atuação. Se não encontrar nenhum anúncio é saudável, e altamente recomendável, encaminhar seu currículo para o banco de currículos das consultorias de RH e empresas, encontrados visivelmente no site delas.
Situação real 8: A grande maioria dos currículos possui erros de português. Alguns são aceitáveis, outros não, mas TODOS comprometem a participação do candidato na seleção. Dica: Cuide da imagem de seu currículo que é sua imagem profissional. Revise cada informação, cada palavra, cada item, cada vírgula, corrigindo os possíveis erros de português. Utilize a boa opção “ortografia e gramática” disponibilizada pelo Word. Lembre-se: o currículo reflete sua imagem profissional e é a partir dele que o consultor de RH decidirá se entrará em contato ou não com você.
Situação real 9: Em algumas seleções, faço o primeiro contato com os candidatos por e-mail e, muitos, não me oferecem resposta imediata ou respondem dias/semanas depois. Na minha avaliação, e na dos consultores que utilizam esta mesma forma de abordagem, o candidato não é atento, não lida bem com seus e-mails (considerando ser um dos principais meios de comunicação) e não possui interesse na vaga oferecida. Dificilmente, haverá segunda chance de contato. Dica: Acesse seus e-mails diariamente, no mínimo, 1 vez por dia. Ofereça resposta imediata, inclusive se a vaga oferecida não lhe interessar. É importante e positivo oferecer retorno de todos os e-mails recebidos.
Situação real 10: Em alguns sites de divulgação de vagas é possível incluir um questionário para que o candidato o responda juntamente com o envio do currículo. Esse questionário é elaborado com o objetivo de obter maiores informações do candidato, por exemplo: remuneração pretendida, disponibilidade de horário de trabalho, disponibilidade de início. Entretanto, é muito comum receber respostas do tipo: “fgfgfgfgfg”, “vide currículo” ou o currículo inteiro “colado”. Exemplificando:
1) O que você está buscando profissionalmente? Resposta de candidato recebida: “fgfgfgfgfgfgfg” OU “vide currículo” OU o currículo inteiro “colado”
2) Você possui disponibilidade para trabalhar das 9h às 18h? Resposta de candidato recebida: “fgfgfgfgfgfgfg” OU “vide currículo” OU a cópia do currículo “colado” inteiro
Dica: É muito importante que responda ao questionário de forma responsável. O consultor não o elaborou à toa. Essas perguntas contribuem para a avaliação curricular, estabelecem o primeiro contato (início de relacionamento) e avaliam a comunicação escrita do candidato. Responder da forma citada acima exclui imediatamente o candidato da seleção, por mostrar uma postura desnecessária e negativa.
Situação real 11: Muitos candidatos possuem restrição/pendência financeira com bancos e/ou comércio em geral. Esta é uma situação que pode ocorrer com qualquer pessoa de qualquer classe social em nosso país. É comum as empresas contratantes pesquisarem a vida financeira e os antecedentes criminais do candidato finalista. Para antecipar a informação e criar uma relação de confiança com o candidato, nos processos seletivos que conduzo (e de outros consultores de RH também) esta informação é perguntada abertamente durante a seleção, esclarecendo que "esse questionamento é feito apenas para conhecimento e que a resposta, seja qual for, não implicará em eliminação do processo seletivo”. Mesmo assim, muitos preferem omitir a informação, apostando que sua vida financeira e criminal não será checada. Dica: Se você tiver pendência financeira, conte para o consultor de RH durante a seleção, mesmo se não for questionado, citando: motivo, envolvidos, datas, valores e o principal: o que vem fazendo para regularizar a situação e prazo de regularização. Agindo com franqueza, sinceridade e antecipação (mesmo porque haverá a pesquisa), o consultor e a empresa saberão reconhecer e valorizar esta atitude e, se o candidato for adequado à vaga, haverá a contratação.
Situação real 12: Um candidato foi aprovado numa seleção e, imediatamente, informado das condições de contratação (as mesmas divulgadas no anúncio da vaga e cuidadosamente confirmadas durante a seleção) e ele sumiu! Não respondeu se aceitava ou não o trabalho. Dica: Se você for aprovado num processo seletivo, mas decidir por não aceitar a proposta de trabalho, seja por qualquer motivo, comunique imediatamente o consultor. Não desapareça simplesmente. O seu desaparecimento compromete sua imagem profissional e fecha “portas”. Aja com honestidade, responsabilidade e profissionalismo. O consultor de RH, ao ser comunicado corretamente, lhe oferecerá nova oportunidade no futuro.
Situação real 13: 40% é o número de ausência de candidatos em processos seletivos, geralmente. Isso acontece com a grande maioria dos consultores de RH. Dica: Todo candidato tem o direito de optar por comparecer ou não num processo seletivo (dinâmica de grupo, testes, entrevistas). Nenhum é obrigado a participar. Se decidir por não comparecer, mesmo após confirmar presença, não falte simplesmente. Avise o consultor de RH por e-mail ou por fone e com antecedência (mesmo que na véspera). A sua ausência, sem pré aviso, prejudicará sua participação em futuras seleções conduzidas por este mesmo consultor.
Situação real 14: Muitos candidatos demonstram desânimo e indisposição por enfrentar processos seletivos (dinâmicas de grupo, testes, entrevistas). Dica: O processo seletivo existe para encontrar o candidato mais adequado à oportunidade oferecida. Algumas empresas não possuem seleção, mas a grande maioria possui e com rigorosos critérios, devido a grande quantidade de candidatos existentes no mercado de trabalho, principalmente nas capitais. Não adianta fugir ou desanimar! Adote uma postura positiva, enfrentando as seleções com otimismo, garra, coragem, esforço e dedicação.  
Situação real 15: Muitos candidatos ao receberem o convite para participarem de dinâmica de grupo, reagem assim: “Antes de decidir se comparecerei, quero saber como será, quais os testes que serão aplicados e quantos candidatos comparecerão”. Dica: Existe uma "lenda" de que toda a dinâmica de grupo é terrível. Não é bem assim. Algumas podem ser exageradas, mas todas são absolutamente necessárias. Na dúvida, encare-as de frente, devido a sua importância à seleção. Caso tenha alguma dúvida pertinente, faça-o, como exemplo: “Quanto tempo durará a dinâmica para que possa me programar?”. Evite questionar a metodologia e quantos candidatos comparecerão, porque o consultor pode avaliar que o candidato esteja com receio em participar. Lembre-se: você enfrentará diversas situações na empresa contratante como se fossem verdadeiras dinâmicas de grupo. Então, encare-as de frente!
Situação real 16: Tem candidatos que abandonam a dinâmica de grupo. Dica: Se você aceitar o convite para participar dela esteja ciente de que realizará testes. Vá disposto a enfrentá-la até o fim. Caso ao contrário, recuse o convite. Comparecer e abandoná-la é pior que não comparecer.
Situação real 17: Tem candidatos que chegam atrasados às seleções, porque não encontram facilmente o local. Dica:Antes de deslocar-se ao local da seleção, pesquise o endereço na internet, guia de rua ou pergunte a alguém. Chegar atrasado causa má imagem profissional, além de correr o risco de ter a entrada recusada.
Situação real 18: Alguns candidatos desaparecem durante o processo seletivo. Quando entro em contato para tratar da continuidade dele (agendar próxima etapa) não me atendem mais por telefone (fixo e celular) nem por e-mail. Dica:Todo candidato tem o direito de decidir se continuará ou não a participar de um processo seletivo. Se decidir por não prosseguir, seja por qualquer motivo, não desapareça simplesmente. Avise o consultor por e-mail ou por fone e imediatamente. O seu desaparecimento sem pré aviso prejudica sua imagem profissional e sua futura participação em outros processos. Aja com responsabilidade e profissionalismo. O consultor, ao ser avisado corretamente, lhe oferecerá nova oportunidade no futuro.
Situação real 19: Tem candidatos que possuem bom desempenho na dinâmica de grupo, mas não concluem o último teste. O que aconteceu: esquecimento, desatenção, pressa, cansaço ou puro descaso? Dica: Antes de encerrar a sua participação, revise o último teste que ainda está em seu poder, verificando se o realizou totalmente (100%). Não adianta ter bom desempenho na dinâmica e falhar no último teste. O consultor reprovará certamente. Cuide de seu desempenho do início ao fim!
Situação real 20: Um número considerável de candidatos comparece em processos seletivos com traje inadequado. Exemplos - Homens: calça jeans, camiseta (time de futebol ou estampadas), tênis ou “sapatênis”. Mulheres: calça jeans (justas e rasgadas), blusa decotada, excesso de bijuterias e maquiagem. Dependendo do cargo a ser ocupado, muitos consultores de RH reprovam estes candidatos. Dica: É melhor não arriscar! O uso de traje formal (roupa social simples e de cores sóbrias) é o mais adequado e condizente à ocasião. Mesmo que o ambiente de trabalho de muitas empresas permita trajes informais no seu dia a dia ou às sextas-feiras (casual day), num processo seletivo é diferente.
Angelica Tosta

Um comentário:

  1. Boa tarde!
    Adorei o texto com dicas importantíssimas para demonstrar todo meu interesse e comprometimento com a vaga desejada.
    Gostaria apenas de fazer um desabafo, pois nem todos os profissinais de RH têm a mesma ética e profissionalismo que a Angelica Tosta demonstra em seu texto. Muitas vezes nós, candidatos, somos impecáveis no modo de agir e não recebemos um atendimento adequado. Portanto os pedidos/dicas de bom comportamento devem estender-se não só aos candidatos, mas aos recrutadores também.
    Forte abraço, adoro o blog!

    ResponderExcluir