quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Que tal questionar seu trabalho?

Pare de depositar tempo e investimento em atividades que não 

valem a pena. Saber no início, que valor final aquele trabalho vai 

representar, além de contribuir com a motivação, ainda direciona 

a energia para o lugar certo.


Realizar constantemente perguntas - como ‘Porque estou fazendo isto?’, ‘Isso é realmente útil?’, ‘Que valor isso vai representar?’, ou ‘No final das contas, vai valer a pena?’ - a respeito do seu trabalho, é uma tarefa que deveria ser realizada por qualquer profissional ao início e término de um expediente. Seja uma tarefa corriqueira ou um mega projeto, é fundamental questionar-se para realizar aquilo que realmente importa da melhor maneira.

Porque estou fazendo isso? Certamente você já deve ter empenhado tempo e esforço em algo sem saber o porquê?
Infelizmente este é um episódio comum, a maioria das pessoas só compreende a importância do seu trabalho, quando ele chega ao fim.

Mesmo que seja uma ordem, ter consciência da importância do seu desempenho para aquela tarefa trará muitos benefícios e ampliará seu campo de atuação. Consciente do porquê, é muito mais fácil compreender o que realmente importa e assim, manter sua motivação em alta.

Que problema estou resolvendo?’, ‘Porque isso não foi feito antes?’, ‘Como isso afeta os consumidores?’, ‘Como isso afeta o trabalho da minha equipe?’, ‘Será que o que estou fazendo agora realmente resolve o problema ou apenas adia a situação?’. Às vezes, parar e reavaliar suas ações ajuda a atacar o foco verdadeiro do problema e não apenas remediar consequências ou, pior, resolver problemas imaginários resultantes de falhas de avaliação.

O objetivo em antecipar o resultado final do nosso trabalho, questionando se ele é realmente útil, é verificar se este empreendimento compensa o suor. Quando sentimos prazer na tarefa, é muito fácil confundir utilidade com entusiasmo.

Nem sempre as atividades mais prazerosas dão os melhores resultados. Se for necessário, encare logo o mais difícil.
Que valor final vai representar?
Adicionar valor sólido a um trabalho é custoso e desafiador. Acrescentar valor está intimamente ligado com o entender o contexto das próprias ações e direcionar a energia para o lugar certo.

Uma única atividade pode ser realizada de infinitas maneiras, mas se compreender o contexto em que se insere seu trabalho, provavelmente encontrará o caminho mais simples e eficaz.

Vale ressaltar que cada oportunidade tem um custo. Qualquer responsabilidade assumida exige o comprometimento de uma parcela de tempo e investimento, características que devem ser avaliadas.

No final das contas, vale a pena? Esta é a pergunta final, e que ajuda a investir equilibradamente os recursos certos nas atividades mais produtivas. É a pergunta a se fazer antes de abrir uma empresa, aceitar um projeto novo ou até mesmo comprometer duas horas de toda uma equipe em uma reunião que poderia ser resolvida com uma troca de emails.

No final de cada dia, todos nós esperamos ter tomado as melhores decisões e completado com perfeição nosso potencial de realização.

Quem sabe estas perguntas não podem lhe ajudar? Você deve ter outras indagações para acrescentar à lista? Tudo tem um preço: seus objetivos vêm em primeiro lugar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário