quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Motivação e Carreira X Obstáculos e Desafios

O tempo passa e os desejos humanos de prosperidade permanecem os mesmos, assim como também permanece uma acomodação digna de reis e rainhas que facilita a vida dos poucos que querem destacar-se por algo na sociedade e fazer acontecer.

Muitas vezes presencio alunos, colegas de trabalho ou não e familiares comentando o baixo desempenho de alguns profissionais com os quais trabalham e faço a seguinte pergunta: O baixo desempenho deles afeta o seu desempenho? Na maior parte das vezes ouço a resposta: Não!

Tenho percebido que as pessoas gostam de falar sobre o desempenho dos outros na vida profissional e pessoal. Falar sobre as conquistas alheias e usar sua própria experiência como referência de sucesso, sem que muitas vezes acabe percebendo que também faz parte do clã dos que tem muitos desejos e poucas realizações.

Se minha avó (que Deus a tenha) estivesse viva, ela diria com seu sotaque italiano: “Bruta bestia. Se você quer algo, não peça, vá buscar!”

Aparentemente, este inocente ensinamento da minha e de tantas outras avós não teria nada a ver com a vida profissional, mas, ao contrário, tem tudo a ver!

Se você é do tipo que está assistindo televisão na sala e não encontra o controle remoto e resmunga: “não se acha nada nesta casa”, mas não levanta-se de seu aquecido e confortável sofá, para trocar o canal, ou mesmo procurar o controle remoto, você faz parte do grupo dos que querem algo, mas evitam a fadiga!

Se você é daqueles que combina algo por telefone com um colega de trabalho ou cliente, mas pede para ele lhe mandar um e-mail, só porque não quer anotar o que foi acertado em um papel, você faz parte do grupo dos que querem algo, mas não se esforçam para tal.

Poderia citar uma lista gigantesca de características, até que, eventualmente, você fizesse uma associação com seu comportamento cotidiano, mas o objetivo não é este.

Na realidade, não podemos afirmar, categoricamente, que existe vida após a morte, reencarnação, ou algo similar, então, não empurre com a barriga para ser o que você quer ser (independente do esforço que será necessário empregar para tal).

O corpo humano foi feito para se movimentar, esforçar-se e alongar assim como nosso cérebro foi feito para pensar e quanto mais você pensa, mais treinado fica seu raciocínio.

Na próxima vez que você tiver um colega com baixo desempenho, tente ajudá-lo a melhorar, mas se ele não fizer esta escolha, aproveite, pois é uma grande oportunidade para você destacar-se e mostrar seu valor. Fazer o “arroz com feijão” o colocará na mesma condição de visibilidade em que estão as pessoas que você critica.

Se esforce, sue a camisa e, naturalmente, você será visto. Não acredite que vão lhe reconhecer por ser um ótimo executor de sua função, por cumprir os horários de trabalho ou por ser pontual na entrega de projetos.
Você será reconhecido quando estiver ultrapassando o espaço de sua função, fazendo algo além do máximo esperado para seu papel, com muita qualidade e, principalmente, perpetuidade. Ou seja, se você quer ser promovido, não basta fazer algo a mais, uma vez ou outra.
Você precisa fazer este algo a mais de forma natural e se apropriar do papel, assim, o novo cargo será uma consequência também natural, uma questão de tempo, portanto.

Não deixe para depois, o que 
só você pode fazer agora.

Renan de Marchi Sinachi


Nenhum comentário:

Postar um comentário