quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Chato Competente

O ambiente profissional guarda muitos mistérios acerca dos seres humanos e de seu modo de se comportar. Um dos maiores segredos a ser desvendado é o do chato competente.

Para entender o chato competente, é preciso primeiramente compreender o significado da palavra chato no dicionário: indivíduo maçante, incômodo, liso.

Após entender o significado da palavra, é preciso conhecer um pouco mais sobre quem atribui o estereótipo de “chato” ao colega de trabalho. Este é o ponto mais intrigante, sob meu ponto de vista. Você se lembra daqueles colegas de sala de aula que eram os mais espertos, apreciados pelo sexo oposto, grandes desafiadores da hierarquia escolar, ligeiramente bagunceiros e que tinham uma marca especial.

Em grande parte, eles tornaram-se a mesma coisa no ambiente de trabalho, pois é de pequeno que se torce o pepino. Desde o início de sua trajetória de vida, a maneira da qual você vê o ambiente e interage com ele, se consolida – se não for corrigida.

É claro que existem exceções. Em geral, as pessoas são no trabalho, exatamente, o mesmo que foram no período escolar. São estes os responsáveis pelos apelidos mais marcantes.

Já o CDF, nerd, pelego, ou nomes correlatos, é aquele que se comporta segundo algumas características básicas:

– Preocupado com as entregas, considerando datas e qualidade (responsabilidade);

– Detalhista; 

– Focado em saber o porquê das coisas;

– Preocupado com a própria carreira, comporta-se rumo aos objetivos;

– Prioriza o trabalho; 

– Faz o que deve ser feito;

– Respeita diretrizes da empresa e age para mudar aquelas das quais tem convicção que devem ser melhoradas (sem fazer intrigas e fofocas).

A pergunta, que paira no ar, é: como dois estilos tão antagônicos podem conviver bem no ambiente profissional, se desde o momento de formação básica escolar, as diferenças são evidentes?

Nós, seres humanos, adoramos ser surpreendidos por histórias do tipo: Fulano era o maior bagunceiro e, hoje, é diretor ou gerente da empresa X. Ciclano copiava os trabalhos dos colegas e, hoje, é especialista em determinado assunto.

Essas são exceções, que atingiram o sucesso, em razão de sua habilidade individual não cognitiva (dom, talento, vocação). Além de uma série de eventos que podem ter contribuído para o sucesso (família emocionalmente e financeiramente estruturada, indicações, favorecimentos, entre outros).

O fato é: o caminho mais simples e racional para o sucesso no ambiente corporativo continua ser o estudo, a dedicação e, principalmente, o alto desempenho, características marcantes do Chato Competente.

Se você faz o estilo chato competente, siga em frente. Você tem todas as características de pessoas bem-sucedidas e muito, provavelmente, será o chefe de todos os colegas que zombavam de você.

Renan de Marchi Sinachi


Um comentário: