sexta-feira, 1 de julho de 2011

TEMPO É MAIS DO QUE DINHEIRO - É QUALIDADE DE VIDA

A vida é para ser vivida e não se pode viver correndo atrás o tempo. Mas, tempo é crucial, principalmente para quem trabalha e vive em cidades grandes, como São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras.

O uso racional das 24 horas do dia é fundamental para que o trabalho torne-se mais fácil e produtivo. E também para aproveitar melhor os momentos em nossa casa. Com menos tempo "perdido" no trabalho ou nas tarefas "chatas" do dia-a-dia, com certeza, sobrará mais tempo para o lazer, a leitura e os seus outros prazeres...

No trabalho faça uma lista dos seus compromissos por ordem de dificuldade. Faça primeiro as "coisas" que dão mais trabalho ou chateação, deixando para quando você estiver mais cansado as tarefas que lhe dão mais prazer. O seu dia ficará mais tranqüilo...

Dividir as tarefas da sua casa com seu companheiro (a) fará com que sobre mais tempo para vocês ficarem juntinhos sem fazer nada ou não...

Se você mora sozinho e não é dos mais organizados, procure deixar as coisas arrumadas. Senão você vai perder um tempão tentando achar a conta do cartão ou colocando a cada minuto uma roupa na máquina de lavar.

Com o crescimento do uso da Internet aumentou em muito o tempo utilizado nas respostas de e-mails. Por isso, racionalize a leitura e a resposta dos e-mails. Cheque o assunto antes de abrir o e-mail e deixe os pessoais para a hora do almoço ou para o final do dia.

Faça os consertos em sua residência assim que aparecem os primeiros sinais - senão você perderá mais tempo e dinheiro depois. Se você não tem jeito para arrumar a torneira ou chuveiros, não espere "aparecer" a vontade. Chame logo um profissional...

Aprenda a dizer não a mais compromissos quando souber que não vai ter tempo para resolvê-los dentro do prazo. Isso vale para as suas tarefas profissionais e mesmo para aqueles "pedidos" da família.

No escritório não perca tempo com assuntos extra trabalho (fofocas e etc) vá direto aos assuntos principais e resolva-os na hora. E também marque um horário para dar a resposta a tudo que mereça um estudo mais profundo ou posterior..

Filas de banco são sempre chatas. Procure diminuir suas idas aos bancos, passe para cobrança automática. Faça o que for possível para fugir deste tempo perdido.

No trabalho procure marcar as reuniões e compromissos com um intervalo de tempo razoável para resolver imprevistos, despachar cartas e dar retorno para os telefonemas.

Veja quanto tempo você perde dentro de seu carro no trânsito e descubra alternativas. Seja sair quinze minutos mais cedo e aproveitar para tomar um café sossegado, ou fazer aquele curso de inglês fugindo da hora de rush.

Quem faz o nosso dia e horário somos nós. Correr atrás do tempo, estar sempre atrasado, é perda de tempo. Aliás é perda de qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário