quarta-feira, 20 de julho de 2011

10 Dicas para aumentar o seu QI em entrevistas - Carole Martin

Mesmo os candidatos mais inteligentes e qualificados precisam se preparar para as entrevistas de emprego. Mas por quê? Entrevistar é uma habilidade adquirida, e não há uma segunda chance para causar uma boa impressão. Então, leia as10 estratégias abaixo para aumentar o seu QI em entrevistas.

Utilize uma Excelente Comunicação Não-Verbal

Trata-se de mostrar sua confiança: manter uma postura ereta, olhar nos olhos e se apresentar com um bom aperto de mão. A primeira impressão pode ser um ótimo começo ou um final instantâneo para a sua entrevista.

Vista-se Conforme o Emprego ou a Empresa

Hoje em dia, roupas casuais nos escritórios não são desculpa para que você possa se vestir assim em entrevistas. É indispensável apresentar uma imagem profissional e organizada. A cultura da empresa e a sua posição vai decidir se você vai usar terno ou camisa. Se possível, pergunte a alguém na companhia de que maneira eles se vestem.

Escute

Do início da entrevista, o entrevistador vai se comunicar de maneira direta ou indireta. Se você não prestar atenção, estará perdendo uma ótima oportunidade. Boa comunicação inclui escutar e também fazer com que a outra pessoa saiba que você captou a informação. Observe o entrevistador e se adapte ao seu jeito e ritmo.

Não Fale Muito

Contar ao entrevistador mais que o necessário pode ser um erro fatal. O candidato que não se prepara para a entrevista, pode divagar na resposta, tirando as suas chances de conseguir o emprego. Se prepare para a entrevista consultando o anúncio do emprego, ponderando suas qualificações com os requisitos do cargo e se concentrando somente no seu lado profissional.

Evite Intimidades

A entrevista é uma reunião profissional para falar de negócios.Você não está lá para fazer amizades. É o entrevistador que determina o nível de intimidade. É importante mostrar energia e entusiasmo durante a entrevista e fazer perguntas, mas não ultrapasse seus limites como candidato.

Utilize uma Linguagem Apropriada

Você deve usar uma linguagem profissional durante a entrevista. Evite utilisar gírias ou referências em relação a cor, religião, política ou orientação sexual. Esses temas podem tirar a sua chance de emprego.

Não Seja Arrogante

A atitude é fundamental para o sucesso em entrevistas. No entanto, existe um limite entre confiança, profissionalismo e modéstia. Embora demonstre as suas qualificações, o excesso de confiança é tão ruim ou pior do que ser reservado demais.

Tome Cuidado ao Responder Perguntas

Quando um entrevistador pede um exemplo de uma realização profissional, ele quer saber mais sobre o seu comportamento. Se o candidato não oferecer um exemplo específico, além não responder à pergunta, também perde a oportunidade de falar sobre as suas qualificações.

Pergunte

Quando perguntam se você tem alguma pergunta, a maioria dos candidatos respondem "Não". Essa é uma resposta errada. É indispensável fazer perguntas para demostrar o seu interesse sobre a empresa. Fazer perguntas também é a oportunidade de saber se a empresa é adequada para você. As melhores perguntas são as que vêm de temas discutidos e da curiosidade sobre informações adicionais.

Não Fique Desesperado

Quando o candidato utiliza o estilo "por favor, me contrate, por favor," ele dá a impressão de estar desesperado e menos confiante. Mantenha-se tranquilo, calmo e confiante. Você é capaz de fazer o trabalho; assegure que o entrevistador também tenha essa impressão.
Carole Martin - Colaboradora do Monster
Colaboração: Cristiane Antunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário