segunda-feira, 4 de julho de 2011

Possante como um jato, veloz como um foguete

Às vezes, é preciso diminuir o ritmo, observar o ambiente, aprender com as outras pessoas, repensar os objetivos

Por Prof° Fabiano Caxito

Desta vez, minha coluna vai ser um pouco diferente das outras. Sempre falo da importância do planejamento e do plano de ação para o sucesso profissional. Outro ponto que sempre defendo é que devemos amar o que fazemos e que transformar nossa paixão em carreira, pois desta forma seremos felizes profissionalmente.

Porém, mesmo gostando do que fazemos, muitas vezes nos pegando trabalhando como loucos, nos tornamos workaholics, viciados em trabalho, pensando apenas no resultado e nos esquecendo das outras coisas importantes para a nossa vida. E o que me despertou para esta verdade é uma fonte um tanto inesperada.

Meu filho de 1 ano e meio, Theo, adora o filme "Carros" da Disney. O personagem principal, Relâmpago McQueen, é um grande viciado em trabalho. Só pensa nos seus objetivos (ganhar o principal campeonato de corridas), não tem amigos e só pensa na fama e dinheiro que conseguirá ao se tornar campeão. Ao se perder na estrada e passar uma semana em uma pequena cidade do interior, aprende a se importar com as outras pessoas, o valor da amizade e do amor. E se torna um verdadeiro campeão.

O aparentemente inocente e divertido filme, na verdade, traz uma importante mensagem a todos nós, que, por vezes, perdemos o rumo no meio da estrada em direção a nossos objetivos. Manter nosso objetivo em foco é importante, desde que isso não nos faça esquecer o devido valor das relações, das pessoas e dos pequenos momentos felizes de nossa vida.

Duas cenas do filme ilustram bem esta mensagem. Na primeira delas, Sally, uma ex-advogada que largou a profissão, o glamour e o dinheiro para se tornar dona de uma pousada no interior, explica a McQueen como as pequenas cidades (e toda o estilo de vida que elas representavam) foram destruídas pela construção das grandes auto-estradas. "Sacrificaram as cidades para ganhar 10 minutos de viagem", diz ela.

Quantas vezes sacrificamos as pessoas que estão a nossa volta para ganhar 10 minutos no trabalho? Para responder aquele email profissional? Ou para atender a ligação da empresa?

Em outra cena memorável, Relâmpago McQueen acelera demais em uma curva e acaba em um buraco, em meio aos cactos. Doc Hudson, o experiente carro de corrida que se torna seu mentor, pergunta "isto foi rápido como um raio ou veloz como um foguete? Eu estou confuso!" caçoando da frase sempre proferida pelo próprio McQueen em todas as corridas.

O que Doc Hudson quer dizer é: nem sempre a melhor estratégia é acelerar como um louco em direção ao objetivo. Às vezes, é preciso diminuir o ritmo, observar o ambiente, aprender com as outras pessoas, repensar os objetivos. E desta forma, aprender a forma certa de fazer a curva e chegar aos objetivos.

Então, minha mensagem desta coluna é: Tenha um objetivo profissional. Desenhe seu plano de carreira e um plano de ação. Mantenha o foco em seus objetivos. Mas não deixe de valorizar o caminho, as pessoas que encontra e o momento atual.

Senão, você pode até alcançar o seu objetivo. Mas pode descobrir que, dependendo da forma como ele é alcançado, não passa de uma taça vazia, como diz Doc Hudson à Relâmpago Mcqueen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário