Por Wagner Campos Especialista em Marketing, Consultor e Palestrante
Adivinhar as grandes oportunidades de mercado que obterão destaque para os próximos 10 anos não é uma tarefa fácil. É preciso realizar análises mercadológicas, estratégicas e financeiras, observando as tendências e com isso desenvolver um projeto de viabilidade para investir nas áreas identificadas.
Considerando as tendências existentes para os próximos 10 anos, principalmente no Brasil, caso fosse desenvolver um novo negócio, me atentaria às possíveis oportunidades que mencionarei a seguir.
Serviços: de acordo com a nova metodologia de cálculo do IBGE, os serviços passaram a corresponder a 66,7% do PIB (http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=843). Em países mais desenvolvidos, os serviços superam a casa dos 77% de participação no PIB. Considerando as Olimpíadas e a Copa do Mundo, que serão realizadas no Brasil, haverá uma grande aceleração neste crescimento. Os setores da construção, transporte, segurança, capacitação profissional, limpeza, turismo e hotelaria terão grande destaque neste crescimento. O setor de turismo poderia explorar a oferta de pacotes para terceira idade, saindo da rotina das cidades que possuem águas termais e oferecendo pacotes turísticos “semi-radicais”, culturais etc, agregando ao pacote o acompanhamento de um clínico para oferecer assim maior segurança aos turistas.
Com o aumento deste crescimento em todas as áreas citadas acima automaticamente, existirá grande procura de mão-de-obra para atuar nestas áreas.
Alimentação: ninguém sobrevive sem se alimentar, logo, é um mercado muito atrativo. O mercado de alimentação continuará a crescer, porém considerando meu perfil e a busca por diferenciação eu investiria na geração saúde, desenvolvendo de produtos orgânicos; produtos para população da 3ª idade que cresce ano a ano; feiras alternativas; alimentação saudável para crianças em idade escolar, ou seja, lanches com fibras, menos gorduras e conservantes, entre outros.
Bens industriais: a classe C crescerá ainda mais e provavelmente passe dos 51% da população para 60%. Isto significa maior consumo e busca pela melhora da qualidade de vida. Continuará o aumento das vendas de veículos, linha branca, marrom e produtos de tecnologia. Paralelamente as indústrias que produzem máquinas e equipamentos para as indústrias fornecedoras possuirão um crescimento significativo.
Produtos sustentáveis: a população ainda não aderiu à sustentabilidade com a importância necessária. Infelizmente, somente o tempo irá colaborar para esta conscientização. Telhas desenvolvidas com materiais provenientes das caixas de leite e tubos de pasta de dente oferecem resistência e condição térmica atrativa e ainda ajudam a reciclar os produtos descartados pela população. Pisos que facilitam o escoamento da água para dentro da terra contribuem para a redução das enchentes. Brinquedos educativos e acessórios desenvolvidos com materiais plásticos reciclados além de ter um excelente custo benefício, contribuem para gerar renda às cooperativas de reciclagem e a gerar renda. Há uma centena de possíveis oportunidades de produtos sustentáveis que vão desde o reaproveitamento de produtos industrializados ou desenvolvimento de produtos biodegradáveis que são mais facilmente absorvidos pela natureza.
Estas são algumas das oportunidades as quais acredito que terão grande representatividade nos próximos 10 anos. Boa parte delas já se iniciaram há alguns anos, no entanto o “gap” virá a partir de agora.
Não quero induzir ninguém a investir nos segmentos informados acima, mas sim incentivar a analisarem as oportunidades que poderão surgir no futuro, sua capacidade empreendedora e de desenvolver um excelente plano de negócios e projeto de viabilidade para aproveitar as oportunidades de mercado antes que estejam em seu ciclo de maturidade pois, quanto antes iniciar, maior serão suas oportunidades de aperfeiçoar seus produtos e obter maior fatia de participação no mercado.
Uma boa oportunidade somente terá sucesso através de um excelente planejamento!
Realmente se faz necessário reflexões sobre a temática em tempos de avanços promissores, nós precisamos ficar conectados com as reais possibilidades, com o foco fixo num desenvolvimento comercial, econômico, político e social que nosso país está prestes a viver. Com o advento dos marcos esportivos abre-se mil oportunidades e se não tivermos pessoas de visão como o Sr.Wagner Campos, ficaremos aquém, desamparados. Muito Bom artigo. Adorei... e já recomendei aos meus alunos. PARABÉNS!!!
ResponderExcluir