terça-feira, 9 de novembro de 2010

À procura da felicidade - Dez passos que podem ajudar você a chegar lá


O ideal de felicidade pode ser bem relativo. Saúde, dinheiro, tempo livre, bons amigos, uma vida simples, experiências mais sofisticadas. Há quem fique tranquilo ao ler um livro, quem se satisfaça com as contas pagas. Há, também, o time que espera a boa oportunidade, seja ela qual for. Existem maneiras de encurtar o caminho?

Para o psicólogo e especialista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Wallace Hetmanek dos Santos, alcançar a felicidade pode ser mais simples do que muita gente imagina. “Quando abrirmos mão de algumas de nossas crenças, de alguns mapas e formas de viver perceberemos o quão mais tranquila e prazerosa a vida pode se tornar. Este é o meu convite para sermos felizes, sejam bem-vindos”, diz ele.

Partindo dessa premissa, pedimos que o psicólogo enumerasse, em dez passos, o que pode fazer você, nós e o resto do mundo, mais feliz. Navegue pelas próximas páginas. Você pode se descobrir, repentinamente, feliz.

Viva com alegria

É o “fim” quando falamos de felicidade, porém é um “‘meio” também. Através dela podemos ir modificando o nosso padrão de emoções. Com treinamento cognitivo a vida pode repentinamente ficar mais leve e simples. A idéia é ir alterando o padrão de tristeza e pensamentos negativos e pessimistas sobre a vida e o futuro para maneiras mais alegres, divertidas e positivas.

Mantenha bons relacionamentos

A segunda etapa é se aproximar de pessoas através de sua forma de conduzir a vida. Não apenas os relacionamentos com amigos e colegas, que são fundamentais, mas também com a família, que tem uma importância ímpar. Por isso, sugiro que você vá retirando os véus dos segredos e experimente ser direto, respeitoso e carinhoso, mesmo em situações difíceis. A vida amorosa e profissional tem um papel importante para o equilíbrio e a FELICIDADE, assim como um bom relacionamento consigo mesmo, isso mesmo, atenção, cuidado e carinho contigo, se cuide e proteja-se.

Mantenha o bom humor

Muitas pessoas se queixam comigo e me perguntam como podem manter-se serenos ou bem humorados diante de situações provocadoras, tristes ou extremas. A resposta não é complexa, contudo, requer um pouco de treinamento, repetição e carinho, como a maioria das coisas novas e difíceis que nos lançamos a fazer. O segredo aqui é manter-se centrado, buscar ajuda, apoio e expressar suas emoções.

Adaptação

Na busca pela felicidade é indispensável se adaptar a novos contextos, para viver “apesar de” em diversos momentos. Por exemplo, diante de uma perda por morte de uma pessoa querida, a aposentadoria para outros ou saída dos filhos de casa para alguns. Perceba, já discutimos algumas das respostas e mesmo assim talvez você possa estar se questionando de como fazê-lo. Por isso, vamos lá, mais especificamente, você pode lidar através de apoio, respeito contigo e com o seu tempo de elaboração do seu medo, seja assimilando novas formas de conduzir o cotidiano ou acomodando estratégias antigas.

Não se culpe

Este tópico talvez seja o mais importante dos 10, ele está presente aqui para te lembrar de reduzir a culpa e aumentar o seu grau de responsabilidade sobre suas decisões. Para quem considera que entende a diferença ainda assim vale uma reflexão, para que tenha tranquilidade em lidar com a adversidade, sem procurar culpados ou vilões, resolvendo e protegendo a si e a quem você ama. Perceba que se trata de cuidar da saúde do corpo, da mente e do bolso também.
Esqueça as mágoas

É comum encontrar pessoas que me dizem que têm dificuldade em perdoar e se tranquilizar com relação a uma pessoa que lhe feriu. Deixe-me explicar de forma simples, na maior parte do tempo, quem sofre com mágoa e ressentimento é a pessoa que cultiva em si estes sentimentos, e não o vilão da historia. Vale lembrar que somos todos atores de nossa história por mais que desejemos apontar o dedo e culpar o outro. Lembra-se da redução de culpa e a falta de sentido em procurar culpados, que vimos no tópico anterior? Se mesmo assim você ainda está pensando numa situação que não tem “por que” pensar de maneira diferente, relaxe e pense qual é a sua responsabilidade daqui para frente consigo e de que forma esta situação afeta seu humor e seus relacionamentos.

Invista tempo, energia e dinheiro para se conhecer melhor

Aproveite a capacidade do ser humano de se rever e ser mais feliz, para se conhecer melhor e diminuir as áreas das quais não percebe sobre você mesmo. Seja com a ajuda de um profissional, ou através de conversas com pessoas queridas, com um livro, na internet, dentre muitas outras formas.

Brinde suas conquistas

Comemore, brinque, pule, dance. Se não “puder” ou quiser fazer, faça assim mesmo. Este é um treino básico e fundamental de ampliar o prazer com a vida.

Organize-se

Muitas vezes o nosso mundo interno se reflete no mundo externo e vice e versa. O crucial da organização é reduzir o tempo de queixa e críticas, para aumentar a responsabilidade com seu prazer e bem estar. A limpeza ajuda muito par a renovação da energia vital, tal qual a água da chuva alimenta e faz crescer plantações.

Descomplique

Esqueça alguns dos “dramas” e facilite a resolução de coisas e situações para você e para os outros. Se tiver dificuldade em fazer algo que deseja, vá lá e faça, se estiver difícil procure apoio dos outros e de você mesmo. Treine dizer: Eu consigo; Eu posso, e; Eu mereço... (completando a frase com o seu desejo). Verifiquem que essas frases simples fazem toda a diferença para reduzir os seus medos, inquietações para realizar e conquistar algo, se não ajudar muito, utilize as frase para a sensação esquisita que sente ao fazer este treino. Como exemplo, se ao pensar em algo que deseja e usar as frases você pensou: “Você é uma besta ou bobo demais para acreditar nisso”, experimente dizer: “Eu mereço me sentir bem e confortável conquistando o que eu desejo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário