Um ponto importante na comunicação
interpessoal é o respeito para com as pessoas.
Não sei se vocês conhecem a história do sofá emperrado, é uma história
simples que li na internet e desejo compartilhar com vocês.
Um homem estava tentando mover seu sofá quando este
ficou emperrado na porta de entrada da sua casa.
Decidiu chamar o vizinho para
lhe ajudar. Empurra daqui, puxa dali, e nada do sofá desemperrar. Depois de
muito tempo tentando, já exaustos, o vizinho exclamou:
“Não tem jeito. Acho que
nunca vamos colocar isso para dentro! ”
E o dono do sofá disse, olhando
perplexo para o vizinho:
“ Para dentro??? ”
Se vocês se identificaram de alguma maneira com esta história saiba que
ela é muito comum tanto na nossa vida pessoal como profissional.
A comunicação interpessoal pode ser definida como todo o processo em que
precisamos trocar informações e o mais importante precisamos que estas sejam
entendidas por duas ou mais pessoas, geralmente a nossa intenção é transmitir
uma mensagem para essas pessoas ou influenciar o comportamento destas, muito
usado quando exercemos o papel de líder.
No âmbito pessoal sempre precisamos da comunicação para poder falar com
nossa família. Estamos todo o tempo nos comunicando com nossos pais, esposa
(marido), filhos, irmãos e amigos e quantas vezes não somos compreendidos ou
não compreendemos, as vezes penso que a dificuldade é nossa pois muitas vezes
não sabemos falar e muito menos ouvir.
No campo profissional também precisamos de muita habilidade de
comunicação pois estamos todo o tempo nos comunicando quer seja através da fala
ou escrita, dizendo o que precisamos ou escutando o que querem de nós. Nesse
campo também temos a impressão de que não somos compreendidos ou não
compreendemos.
Para que a comunicação seja feita sem ruídos precisamos ouvir melhor,
falar mais claramente, usar a linguagem certa para cada tipo de pessoa ou
assunto, falar apenas o necessário e verificar se a pessoas (as) compreenderam
a mensagem e repetir com cortesia se por acaso elas não entenderam. O
importante é saber primeiro se o “sofá” é para ser colocado para dentro ou para
fora.
Outro ponto muito importante é o respeito para com as pessoas. Cada uma
tem seu tempo e modo, seja de falar ou compreender embora algumas pessoas
tenham dificuldades de compreender até o que falam! Para isso a boa notícia é
que essas podem ser treinadas.
Vamos refletir sobre isso!
Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão,
Pós-Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como
Coordenador de conteúdo do blog Falando de Gestão
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