terça-feira, 5 de julho de 2016

As três peneiras

Conta-se que certa vez um amigo procurou Sócrates, o célebre filósofo grego, desejando contar-lhe algo sobre a vida de outro amigo comum.

- Quero contar-te algo sobre o nosso amigo Andréas que vai deixar-te boquiaberto. 

- Espera – interrompeu o filósofo – passaste o que vais dizer pelas três
peneiras. 

- Três peneiras? Espantou-se o interlocutor. 

- Primeira peneira: a coisa que me contarás é verdade? 


- Eu assim creio, pois me foi contada por alguém de confiança – diz o
amigo... 

- Bem! Alguém te disse... 

Vejamos a segunda peneira: a coisa que pretendes me contar é boa? 
O outro hesitou, resfolegou e respondeu: 

- Não exatamente... 

Sócrates continuou sua inquirição: 

-Isso começa a me esclarecer. 

Verifiquemos a terceira peneira, que é a prova final: o que tinhas a intenção de me contar é de utilidade tanto para mim como para o nosso Andréas e para ti mesmo? 

- Não, não e não.

- Então, caro amigo, disse Sócrates, a coisa que pretendias me contar não é certamente verdadeira, nem boa, nem útil; assim sendo, não tenho a intenção de conhecê-la e aconselho-te a não mais procurar veiculá-la. 

A cada dia somos alvo de pessoas com grande desejo de nos contar coisas a respeito dos outros.

Devemos procurar fazer o teste das três peneiras gregas: 

- É verdade? É bom? É útil?

     Caso negativo, devemos simplesmente evitar que sejamos parte integrante nas bisbilhotices e nos mexericos de pessoas ávidas de “novidades “ sobre a vida alheia. 


Autor: Desconhecido


Fonte: Focus Desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário