quinta-feira, 17 de abril de 2014

Visualização e realizações


Ser mais produtivo. Esse é um dos principais objetivos dos profissionais que querem tornar mais efetivas suas ações cotidianas e sair de um nível comum de realizações, para um mais avançado tanto em sua carreira como na vida pessoal. A visualização é uma técnica que pode orientar a vida no sentido de reforçar a autoconfiança, fortalecer a fé em si e nas próprias habilidades e melhorar o desempenho que você considera, a quem do desejado. Não é à toa que normalmente ouvimos o termo: "Visualize!". Mas, na prática o que podemos fazer para que dê certo?

A produtividade está intimamente ligada à visualização, uma vez que esta ajuda a "escrever um roteiro", uma espécie de criação mental, para que dessa forma aprendamos a imaginar algo com antecedência e, mais tarde, possamos ver isso realizado. Pense em algum objetivo que você realizou recentemente. Para que ele se tornasse real não foi preciso que, antes, o visualizasse em sua mente? A visualização consiste nesse primeiro insight, mas não é apenas imaginar e esperar que sozinhas as coisas que você vê, no plano mental, materializem-se em realizações É preciso agir.

Para que as visualizações aconteçam é preciso trabalhar para torná-las plenamente reais. Segundo Richard Ott e Martin Snead, no livro: (Como liberar sua Produtividade: 50 Poderosas Técnicas de Produtividade), o método programa o subconsciente para que este aja conforme a cena gravada, dirigindo os pensamentos, as ações e as palavras de acordo com seu objetivo. Assim, quando uma visão forte está embutida em sua mente, tudo que pode dar apoio àquela visão torna-se relevante e é aproveitado.

O método, porém, não funciona para todo mundo, muitas pessoas não creem ou não descobriram o poder da visualização, e acreditar com afinco é a parte fundamental nesse processo. Mas não é simplesmente visualizar que você vai ter o carro do ano, a promoção no trabalho ou que aquela paixão será correspondida daqui a três meses, por exemplo.

A visualização não trabalha com prazos, o universo é que atua nesse sentido, ela apenas potencializa a possibilidade de alcançar o objetivo, e para isso é necessário manter o foco no que você deseja e dessa forma, mobilizar suas ações, emoções, palavras, para que elas aconteçam. A visualização não age por si só no campo das ideias, é preciso transportar o pensamento para a realidade a todo o momento e trabalhá-lo da forma antevista e pré-roteirizada, para que cada ação gere resultados positivos mais na frente.

Os seis passos da visualização - De acordo com Richard Ott e Martin Snead, existem seis passos para chegar a uma visualização efetiva.
Primeiro passo: criar uma visão de sua carreira em sua mente. Dessa forma crie um roteiro mental a ser seguido. Crie cenas fazendo o que deseja fazer e como deseja estar. Dê as suas expressões faciais de emoções e visualize as reações dos envolvidos.

Segundo passo: repetir duas vezes por dia a visão de sua carreira. Reserve algum tempo para praticar, para não esquecer restrinja de 30 segundos a 10 minutos diariamente, especialmente ao se levantar ou deitar-se.

Terceiro passo: saber que a sua visão de carreira ainda acontecerá. Fatalmente acontecerá, e por isso você acredita piamente nela. No entanto, não sabe exatamente quando acontecerá, por isso, não fixe prazos. As forças do universo estarão em sintonia com sua visualização e se encarregarão de escolher o momento oportuno para a realização.

Quarto passo: criar visões de desempenho diário. Escolha uma determinada tarefa ou fato que você saiba que está para acontecer brevemente, e se visualize desempenhando na sua melhor forma. Veja-se produzindo os resultados que deseja, repasse a visão uma hora antes de ter iniciado a tarefa ou o fato, ou então pela manhã, no dia.

Quinto passo: criar uma visão alternativa. Visualize as coisas não acontecendo de acordo com o seu plano preferencial e se veja mesmo assim reagindo com a devida compostura e autoconfiança. Não tente inventar um motivo para que tal coisa aconteça. Simplesmente veja-a acontecendo e você agindo com fineza, apesar de tudo. Ponha um sorriso nos lábios. Escolha uma ou duas emoções positivas para sentir na hora, caso esta cena venha a acontecer.

Sexto passo: criar uma visão de processo. Veja-se tomando as providências cabíveis para sua visão preferencial acontecer. Acrescente uma emoção positiva ao processo, e sinta a mesma em sua mente ao se imaginar em ação.

É comum ouvirmos que as palavras atraem. O pensamento tem esse mesmo poder. Se você visualiza algo que deseja, segue os passos para tornar isso real e age de acordo com seu planejamento, é provável que esta meta se concretize. Acredite em seu poder pessoal, Visualize/Aja/Realize!

Nenhum comentário:

Postar um comentário