sexta-feira, 25 de abril de 2014

Pilares do planejamento e energia: a soma perfeita


Podemos afirmar que os negócios não prosperam sem planejamento? Reflitamos sobre esse questionamento. Se isso fosse uma verdade, com certeza algumas das grandes empresas que emergiram pelo mundo da informalidade e das estratégias e planejamentos ocultos não teriam decolado com sustentação e alicerce. Talvez a melhor resposta para se justificar o planejamento é o resultado atingido sem uma orientação clara, que poderia ter acontecido antes? Ou ainda antecipado anos do seu plano informal?

De qualquer maneira o melhor planejamento, sem a energia positiva do empreendedor, não sustenta o sucesso em longo prazo e pior ainda, pode desencadear uma derrota antecipada concretizando as estatísticas das empresas que se esvaíram no máximo em três anos da sua curta jornada.

Sim, é preciso acreditar, acordar de manhã e ter a certeza que iremos conseguir, e se algo não está legal, pense que esta situação pode ser aparentemente ruim. Porém, pense que algo pior sempre poderia acontecer, sendo assim nada melhor do que um comportamento positivo e sistêmico dentro da organização. Para alicerçar o caminho e dar asas aos sonhos, o planejamento estratégico é a forma mais direta de alinhar os sentimentos e a racionalidade, onde os pilares principais da estratégia são os seguintes que destaco a seguir:

1. Objetivos Financeiros - Quais recursos eu preciso para atingir meus objetivos?

2. Objetivos Clientes - Quais são os mercados e os clientes iremos atacar?

3. Objetivos Processos - Que processos internos precisaremos descrever e comunicar?

4. Objetivos Pessoais - Como iremos cuidar do nosso principal acervo?

Já ouviram falar na frase "A empresa morre pelo caixa?". Claro que isso é uma verdade, porém se esqueceram de escrever que o caixa foi apenas a consequência de uma sequência de fatos, de tentativas, de apostas e de lançamentos no mercado sem embasamento sustentável. O caixa é apenas a constatação de uma doença grave que instalada após vários sintomas repetitivos. Então, surge a pergunta: "O que fazemos?". Renegamos o exame preventivo e continuamos, pois afinal acreditamos sempre. O que quero defender é que a soma é necessária, ou seja, um planejamento sem energia positiva ou os pensamentos positivos sem o planejamento, levam ao mesmo resultado, a chance de não dar certo é muito grande.

Faça agora um teste, pense quantas vezes nos últimos três meses você planejou seus passos e controlou os resultados? Pense nos últimos três meses: quantas vezes seu planejamento não deu certo e seu pensamento foi negativo?

Mude agora, afinal você é um empreendedor da sua vida e empresa. No mínimo, um rumo claro é respeitoso e um pensamento energético positivo... É obrigação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário