Esse pequeno trecho da música do cantor e compositor
Chico Buarque, retrata muito bem que em muitas vezes não temos o controle da
situação e que o inesperado é que rege o momento. Cabe a nós, então, nos
adaptarmos ao momento vivenciado. Isso acontece constantemente nas
organizações, quando o dia parece que seguirá a rotina de sempre até que uma
situação nos pega de surpresa e precisamos resolvê-la o mais breve possível.
Mas, o que fazer diante do imprevisto? As empresas esperam que os profissionais
tomem atitudes que, no mínimo, as façam ganhar tempo para encontrar uma solução
definitiva para o problema. Deixar a "roda girar" de forma aleatória
só irá complicar a situação. Vamos a algumas dicas que podem ajudar no momento
de lidar com o inesperado.
1 - Manter o controle das emoções nesse momento é
o primeiro passo para lidar com o inesperado. Entrar em pânico só irá complicar
a situação e fazer você perder tempo, enquanto poderia estar usando seus
minutos preciosos na busca por uma solução. Por isso, respire fundo e tome um
copo d'água.
2 - Faça uma leitura da situação, ou seja, os pós
e os contras que estão diante dos seus olhos. Quanto tempo você tem para
solucionar a questão, por exemplo? Se puder, vá até o seu superior imediato e
avalie com ele a possibilidade de um segundo prazo para apresentar uma
alternativa para a resolver o problema em questão. Seja realista e tente
demonstrar que metas só podem ser tangíveis, se houver um tempo viável.
3 - De volta ao seu posto de trabalho, faça uma
análise do recurso que tem ao seu dispor para solucionar a "batata
quente" que chegou às suas mãos. Você já passou por uma situação
semelhante e que possa espelhar-se para encontrar uma solução? O que está
esperando para acessar esse material? Utilize-o.
4 - Um colega próximo a você passou por situação
semelhante? Não pense duas vezes e interfone para ele. Diga que precisa falar
com ele e pedir uma orientação. Trocar ideias com pessoas que vivenciaram fatos
similares ao seu pode lhe tranquilizar e ao mesmo tempo mostrar-lhe um caminho
a seguir para encontrar uma solução mais rápida para o problema. Não seja
orgulhoso nesse momento! Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de
amadurecimento profissional e demonstração de que sabe trabalhar em equipe.
5 - Deixe à mesa apenas o que for necessário para
que não se distraia com fatores que tiram seu foco. Se puder deixar o celular
no silencioso ou, então, evitar conversas paralelas que não irão acrescentar
algo ao seu trabalho, evite-as. Mas, seja cordial e explique aos colegas que
naquele momento você está com prioridades que requerem sua total atenção e que
depois, quando tudo se acalmar, você dará a devida atenção a eles.
6 - Não confie apenas na tecnologia. Como se trata
de um trabalho relevante e emergencial, sempre faça um back-up do que está
sendo produzido. Diz o ditado popular: "O seguro morreu de velho e o
desconfiado ainda vive". Por isso, tenha sempre uma cópia de tudo o que
está sendo feito, apenas por uma medida de segurança.
7 - Sabe aquele bloquinho e caneta que nem sempre
você dá tanta importância? Pois bem, deixe-os sempre ao seu lado em momentos de
tensão. É comum que enquanto você redige algo, sua mente faça você se lembrar
de algum ponto relevante para seu trabalho e se "aquela lâmpada
piscar", anote rapidamente o que passou pela sua mente, para que depois
não seja esquecido. Essas pequenas anotações podem se tornar somatórios
relevantes para o seu desempenho.
8 - Chegou a hora do almoço e você precisa
continuar trabalhando para ganhar tempo? Levante-se para fazer uma refeição,
mesmo que seja para comer algo leve, Lembre-se de que seu organismo precisa
repor as energias e que fazer jejum nesse momento poderá causar mal-estar,
dores de cabeça e isso só irá prejudicar seu desempenho. Da mesma forma que seu
corpo precisa se alimentar, você também precisa ir ao toalete, afinal você é
humano. Não tente bancar a máquina ligada no botão automático e ignore suas
necessidades mais básicas, pois essas também podem tirar a sua atenção.
9 - A mente começou a falhar? Levante-se durante
dez minutinhos. Dê uma pausa e vá tomar um cafezinho. Isso poderá ajudar a sua
mente a dar uma relaxada e ao retornar ao seu posto de trabalho, as ideias
podem voltar a fluir com mais leveza.
10 - Concluiu seu trabalho antes do tempo
estabelecido? Sobraram 20 minutos? Perfeito para você fazer uma rápida revisão,
antes de apresentá-lo ao seu gestor. E lembre-se de que se algum ponto precisar
ser refeito, considere como uma oportunidade de aprendizado, pois você superou
o desafio de estar frente a frente com uma situação inesperada e nem por isso,
deixou "a roda girar sozinha".
Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Dicas/9094/10-dicas-para-produzir-bem-diante-de-situacoes-inesperadas.html#
Nenhum comentário:
Postar um comentário