sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Momentos da Verdade - Nelson Vieira

Transcendendo os Momentos da Verdade na Vida Pessoal e Profissional

A expressão Momentos da Verdade é característica das touradas espanholas e refere-se ao momento em que o toureiro encontra-se cara-a-cara com o touro, apropriando-se da expressão, Jan Carlson, presidente da SAS adaptou esse conceito para o marketing de relacionamento e faz referência ao momento em que o profissional encontra-se cara-a-cara com o seu cliente, fazendo a empresa acontecer em pelo menos três níveis, são eles:

Desencantando o cliente, quando a interação ocorre em um nível que cause frustração com relação às expectativas e percepções do mesmo, ou seja, o cliente tem uma grande expectativa com relação ao trabalho a ser desenvolvido, contudo, não vê as suas necessidades atendidas.

O segundo diz respeito à simples satisfação de suas necessidades, ou seja, a percepção do cliente é tal qual a sua expectativa, nada de excepcional acontece, nem para melhor nem para pior, simplesmente o cliente procura um bem de consumo ou serviço e obtém o produto esperado. 

Nesse caso, não ocorreu uma interação efetiva que surpreendesse o cliente.

No entanto, o profissional pode ainda extrapolar os momentos da verdade surpreendendo positivamente o cliente, isso ocorre quando a percepção do mesmo é maior que a sua expectativa, ou seja, o cliente espera encontrar algo e obtém muito mais do que esperava encontrar, um gesto, um sorriso, uma atenção especial, enfim, um atendimento de boa vontade pode fazer uma grande diferença.

Assim, com base nesse raciocínio, tomei a liberdade de estender este conceito para a vida pessoal, se considerarmos que o tempo inteiro somos julgados pelo nosso posicionamento diante das circunstâncias as quais a vida nos impele: 

em casa, na escola, no trabalho, na comunidade, na religião, enfim, tal qual as relações profissionais, a vida social torna-se cada vez mais complexa e cada vez mais as pessoas têm expectativas com relação a nossas atitudes, um simples gesto como um cumprimento pela manhã pode fazer a diferença.

Podemos decepcionar alguém se for frio, torna-se sem efeito se apenas respondemos a um estímulo ou pode ser encantador ser for entusiasmado, inspirador e caloroso, sendo que este último, por ser marcante, por si só já garante uma posição de destaque no mercado.

Desse modo, devemos lembrar que as grandes oportunidades da vida acontecem quando menos esperamos, portanto, devemos estar preparados para quando ela aparecer.

Nunca é demais lembrar que vivemos uma busca incessante pela excelência, mas esquecemos que ela está dentro de cada um de nós, só precisamos regá-la guardando coisas boas no coração, vivendo com prazer, agradecendo todos os dias pelo dom da vida, fazendo constantemente exames de consciência, valorizando as conquistas realizadas e acima de tudo... acreditando! 

Acreditando e fazendo dos nossos dias cada vez melhores.

Por Nelson Vieira -  Master Coach e Palestrante Comportamental

Colaboração: Att: Jorge Pedro - Assessoria em RH 

2 comentários:

  1. oi mkeu nome é alexandre e acho muito bom o jeito como se expressa e como mostra as coisas, eu fiz um blog e queria divulga-lo se puder me ajudar eu ficaria honrado uma boa noite...

    ResponderExcluir
  2. Oi meu nome é Alexandre e acho muito bom o jeito como se expressa e como mostra as coisas. Eu fiz um blog e queria divulgá-lo. Se puder me ajudar eu ficaria honrado. Uma boa noite....

    ResponderExcluir