quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Cuidado com exageros é chave para evitar gafes em eventos da empresa

O final de ano está chegando e, com ele, o fantasma das festas de empresa. Todo mundo conhece alguma história de comemoração empresarial. Tem aquele colega que bebe demais, a amiga que usa trajes inadequados, o diretor que leva os três filhos barulhentos sem que eles tenham sido convidados... São diversas as situações.
À primeira vista esses casos podem parecer divertidos, mas, se olharmos com atenção, as pessoas que protagonizam algum tipo de confusão em festas da empresa tornam-se alvo de conversas e fofocas durante um bom tempo (na melhor das hipóteses, até que a próxima festa aconteça). Isso quando o incidente não torna proporções maiores e termina em demissão.
De acordo com os especialistas em etiqueta empresarial consultados pelo Blog da ABRH-Nacional, o segredo para se portar corretamente nesses ambientes é entender que as festas de trabalho são uma extensão da empresa, ou seja, ali o funcionário ainda é visto como colaborador. Seja discreto e evite os excessos, em geral. Algumas outras dicas:
Amigo secreto, a grande causa de intrigas
O amigo secreto é a brincadeira mais tradicional das confraternizações empresariais, mas é, de longe, a que mais provoca polêmicas. Definitivamente, não é fácil escolher algo para alguém que, muitas vezes, não conhecemos na vida pessoal. Escolha presentes pouco exóticos e tome cuidado com aqueles muito íntimos (pijamas e lingerie, por exemplo. Fuja!). Se você não gostar do que ganhou, fale com educação com o seu amigo secreto e pergunte se há opção de troca. Não seja grosseiro e, mais importante, não fale mal do colega pelos corredores da firma. Não é de bom tom.
Sinta-se a vontade, mas não muito
Esta sugestão é muito importante. Mesmo funcionários que trabalham há anos na mesma empresa devem ficar atentos ao comportamento durante a festa da empresa. Cuidado com a bebida e com as coreografias de dança. É claro que você pode beber aquela taça de vinho ou um chopp sem problemas. E dançar é bom e super saudável. Mas o exagero é sempre prejudicial. No caso das bebidas, intercale o álcool com copos de água, para hidratar. Sempre funciona. Sobre as danças, fique de olho na reação dos colegas e se pergunte: será que estou chamando atenção demais? Se a resposta for sim, preste atenção.
- Nada de convidar a família inteira para o evento
Veja bem, se é uma festa de empresa, por que levar acompanhantes? A não ser que seja permitido, levar namorado (a), marido (a) para a festa é deselegante. Além disso, é necessário pensar que o acompanhante é responsabilidade do funcionário. Ou seja, além de ficar de olho em seu comportamento, é preciso cuidar do outro.
- Dress code de balada ou roupa formal? Fique com o meio termo
Como já dizia a conceituada consultora de estilo Glória Khalil, festa de empresa é local de trabalho, e ninguém vai para o serviço vestido inadequadamente, não é mesmo? Nada de regatas, shorts, decotes, saltos altíssimos e chinelo (mesmo se for um churrasco. Nesses casos, use tênis). Aposte em roupas informais.

Um comentário:

  1. Por que não ser a mesma pessoa que age e convive com os outros individuos dentro da empresa?

    Pensar que "no dia do evento" tenho que ser e agir diferente deixa uma linha de pensamento totalmente ridicula. Afinal, o evento é apenas um local de distração, onde colaboradores devem desfrutar de um momento de descontração, não se trata de uma reunião para traçar metas para o proximo exercício. Portanto, a roupa que vai ser usada, a maneira de se portar, os assuntos abordados devem ressoar naturalmente.

    Tenho certeza que esta idéia parte de salas de aula de RH, cursinho frustrante, que lamentavelmente esta desclassificando ótimos profissionais por levantar falsas teorias, aplicando avaliações totalmente relevantes. Um ótimo exemplo disso é citar nomes de consultora de estilo, o que resume todo o assunto. Lamentável.

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